Brasil x EUA: saiba onde assistir, horário e tudo sobre a final do vôlei feminino
Seleção feminina de vôlei está a uma vitória de conquistar o ouro pela terceira vez na história.
Chegou o momento. A seleção brasileira feminina de vôlei vai entrar em quadra neste domingo, a partir de 1h30 (de Brasília), para disputar a medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio. Campeão em Pequim 2008 e Londres 2012, a equipe tem pela frente os favoritos Estados Unidos, líderes do ranking da FIVB (Federação Internacional de Vôlei).
A TV Globo e o SporTV transmitem ao vivo, e o ge acompanha em Tempo Real. Assinantes globoplay + canais também assistem tudo ao vivo!
O Brasil chega à decisão depois de superar duas adversidades na fase semifinal. Fora a Coreia do Sul, rival superado por 3 a 0 em partida tranquila, a equipe precisou conviver com a ausência de Tandara. A oposta brasileira, flagrada em exame antidoping, deixou a delegação no dia da semifinal e será desfalque na decisão. A ausência de Tandara abre nova oportunidade para Rosamaria, uma destaque do time na fase mata-mata em Tóquio.
O desfalque de Tandara, inclusive, serve como um fator a mais de motivação para o grupo comandado por José Roberto Guimarães. Várias jogadoras da seleção citaram a oposta com o discurso de “tentaremos o ouro por ela”.
– A Tandara continua sendo parte do grupo e estamos jogando por ela. O foco era só um, o jogo de hoje. Agora é a final. Como a gente vem fazendo como grupo, estamos unidas e não deixamos nada tirar o foco da medalha – declarou Rosamaria.
– Brincamos que a situação de hoje foi de “cutucar a onça”. Primeiro a gente está tranquila, e a Macris torce o pé. Agora estamos indo e vem mais uma. Se tivermos sete para jogar, vamos fazer acontecer e vamos trazer a medalha. Amamos a Tandara e vamos lutar por ela, vamos buscar esse ouro por ela – acrescentou Gabi.
Mesmo sem Tandara, o Brasil venceu com tranquilidade a Coreia do Sul e confirmou a melhor campanha das Olimpíadas antes da final. Em sete partidas, a equipe nacional venceu todas, perdendo apenas quatro sets na competição.
Os Estados Unidos, por outro lado, sofreu uma derrota na fase de grupos para o Comitê Olímpico Russo, justamente o time superado pelo Brasil nas quartas de final. Na fase de mata-mata, contudo, as americanas sobraram.
Foram duas vitórias por 3 a 0 sobre República Dominicana e Sérvia para ir à decisão, que pode render um ouro inédito para o país. Jamais, as americanas subiram no lugar mais alto do pódio em uma edição de Jogos Olímpicos. São três pratas (1984, 2008 e 2012).
Nos dois vice-campeonatos recentes, em Pequim e Londres, os Estados Unidos acabaram superados justamente pelo Brasil, comandado por José Roberto Guimarães. Aos supersticiosos, a história se mostra favorável para o time brasileiro subir pela terceira vez no olimpo do vôlei.
Antes de Brasil x Estados Unidos decidirem o ouro, Sérvia e Coreia do Sul entram em quadra às 21h (de Brasília) deste sábado para definir quem fica com o bronze.
Fonte: GE