Assistir Entrevista do Presidente Lula Jornal da Record 13/07/2023 COMPLETO

Lula garante que trocas ministeriais serão discutidas em agosto, mas pastas prioritárias não serão entregues. Entrevista do Presidente Lula foi concedida ao Jornal da Record nesta quinta-feira (13)

Lula em entrevista exclusiva para a Record TV Foto: RICARDO STUCKERT / PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu uma entrevista exclusiva à Record TV nesta quinta-feira (13) e afirmou que as possíveis trocas no comando dos ministérios do governo serão discutidas a partir de agosto, após o recesso parlamentar. No entanto, ele assegurou que não entregará pastas consideradas prioritárias, como o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e o Ministério da Saúde.

Conversas sobre trocas ministeriais serão realizadas em agosto

Lula ressaltou que o Ministério do Desenvolvimento Social é de sua responsabilidade e não será alterado. Ele destacou que não é o partido que decide quais ministérios irá ocupar, mas sim o governo. O presidente enfatizou que, muitas vezes, é necessário realizar composições políticas quando não se possui maioria no Parlamento para aprovar propostas. Nesse sentido, é preciso dialogar com os partidos que estão no Congresso Nacional.

Acomodação de partidos que desejam entrar no governo

Segundo o ex-presidente, é natural ocorrerem mudanças na Esplanada dos Ministérios, principalmente quando alguns partidos que não fazem parte da base do governo manifestam interesse em participar. Nesses casos, é necessário fazer um ajuste na composição ministerial para incluir esses partidos. Lula esclareceu que isso não se trata de uma reforma, mas sim de acomodar as legendas que desejam entrar no governo.

Continua após a publicidade..

Assistir Entrevista do Presidente Lula Jornal da Record 13/07/2023 COMPLETO

Reuniões com partidos políticos após o recesso parlamentar

Após o recesso parlamentar, que termina no início de agosto, o presidente pretende realizar reuniões com os partidos políticos para discutir as possíveis mudanças ministeriais. Ele ressaltou a importância de se enquadrar os partidos que desejam ingressar no governo durante o restante de sua gestão.

Situação da ministra do Turismo e a representatividade feminina

Durante a entrevista, Lula comentou sobre a situação da ministra do Turismo, Daniela Carneiro, que deixará o cargo para dar lugar ao deputado Celso Sabino (União Brasil-PA). Ele lamentou a saída de Daniela, mas afirmou que está tudo bem com ela e com Sabino. Quanto à eventual demissão de mulheres em cargos de alto escalão, Lula considerou que, no momento, são apenas especulações.

Garantia de transparência nas negociações ministeriais

Lula prometeu que as negociações para as trocas ministeriais serão conduzidas de forma transparente. Ele afirmou que todas as conversas com os líderes partidários serão divulgadas para a imprensa, para que a sociedade tenha conhecimento do que foi discutido, das propostas oferecidas para a participação no governo e do estabelecimento de relações com o Congresso até o final de seu mandato.

Emendas parlamentares devem ser discutidas publicamente

O presidente declarou que não há problemas em liberar emendas parlamentares para negociar com deputados e senadores, desde que haja transparência. Ele ressaltou a importância de discutir publicamente as emendas, para que a sociedade saiba para onde os recursos serão direcionados e qual projeto será beneficiado.

Ao garantir que a reunião com os partidos políticos ocorrerá após o mês de julho, Lula deixou claro que a tomada de decisões quanto às mudanças ministeriais será realizada de forma tranquila, ordenada e produtiva para a sociedade brasileira.