De Zachary Cohen da CNN e Lauren Fox
Senadores dos EUA disseram que o ataque que se desenrola na Ucrânia está de acordo com os briefings de inteligência que receberam sobre o que esperar de uma invasão russa.
Em uma série de tweets, o senador Marco Rubio, o principal republicano no Comitê de Inteligência do Senado, disse que a Rússia estava lançando um “ataque militar abrangente e em grande escala em toda a Ucrânia”.
O ataque envolveu “pousos aéreos e anfíbios, ataques de mísseis de forças aéreas, terrestres e navais, ataques eletrônicos e cibernéticos e uma grande força terrestre para ocupar uma grande faixa de território”, disse Rubio.
Ele acrescentou que as forças aerotransportadas russas também estão trabalhando para “assumir o controle do aeroporto em Kiev (para que) possam voar em forças para ocupar a cidade (capital)”. compartilhado com os membros do Comitê de Inteligência.
Congresso informado sobre o ataque: À medida que o ataque russo aumentava na quarta-feira, o senador Mark Warner, presidente de Inteligência do Senado, e o deputado Adam Schiff, presidente do Comitê de Inteligência da Câmara, conversaram com o diretor da CIA William Burns, de acordo com duas fontes familiarizadas com a matéria.
O senador Ben Cardin, membro do Comitê de Relações Exteriores do Senado, disse à CNN que os senadores seriam informados sobre a invasão pela Casa Branca na quinta-feira.
“Muito do que estamos vendo acontecer em relação aos aparentes ataques aéreos à infraestrutura de defesa da Ucrânia faz parte do que se esperava que veríamos”, disse Cardin. “Não há justificativa para isso. Posso dizer que haverá forte apoio bipartidário no Senado e no Congresso dos Estados Unidos para a reação mais forte possível dos Estados Unidos e nossos aliados.”
Fonte: CNN