O Atlético-MG venceu o América-MG por 3 a 2 no primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro neste sábado, no Independência, em um jogo emocionante e cheio de reviravoltas. Com a vitória, o Galo fica muito perto de conquistar o título estadual, podendo perder o segundo jogo por até um gol de diferença.
O primeiro gol do jogo saiu logo no primeiro minuto, marcado por Pavón para o Atlético-MG. Hyoran ampliou a vantagem para o time alvinegro, mas Benitez diminuiu para o América ainda no primeiro tempo. Na volta do intervalo, Benitez marcou novamente e empatou a partida para o Coelho. Pouco depois, o Atlético teve um pênalti a seu favor, mas Hulk desperdiçou a cobrança, e a partida ficou empatada em 2 a 2. Nos minutos finais, o ídolo atleticano arrancou, tabelou com Paulinho e definiu a vitória alvinegra.
O campeão mineiro de 2023 será conhecido no domingo de Páscoa, no segundo jogo da decisão estadual, que passou para o dia 9, às 16h30, no Mineirão. O Galo pode perder por um gol de diferença e ainda ficar com a taça, enquanto o Coelho precisa vencer por dois ou mais gols de vantagem.
Antes do segundo jogo da final, tanto o Atlético quanto o América vão estrear em competições internacionais. O América enfrenta o Peñarol, do Uruguai, na quarta-feira, às 21h, pela primeira rodada do Grupo F da Copa Sul-Americana, no Independência. Já o Atlético recebe o Libertad, do Paraguai, na quinta-feira, às 19h, no Mineirão, estreando no Grupo G da Libertadores.
A derrota no Independência custou a invencibilidade do América na temporada, que antes do jogo deste sábado, vinha de 12 jogos disputados no ano, com oito vitórias e quatro empates. Agora, o time de Vagner Mancini se concentra na estreia na Copa Sul-Americana, antes de voltar as atenções para o segundo jogo da final do Campeonato Mineiro.
Além da partida eletrizante em campo, o primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro foi marcado por uma confusão nas arquibancadas do estádio. Aos 35 minutos do primeiro tempo, a partida teve de ser interrompida por causa de uma briga entre torcedores.
A partida teve um público de 7.440 pessoas e uma renda de R$ 425.025,00. A expectativa é que o segundo jogo da final tenha ainda mais torcedores no Mineirão, com a disputa pelo título do Campeonato Mineiro em jogo.