No reality show Big Brother Brasil 23, três participantes estão sendo acusados de intolerância religiosa contra um colega de confinamento. Key Alves, Gustavo e Cristian afirmaram que não conseguem dormir por causa das orações e pedidos que Fred Nicácio, praticante do candomblé, faz para seus orixás.
A situação gerou revolta nas redes sociais, com muitos internautas denunciando o preconceito e a discriminação religiosa no programa. É importante lembrar que a intolerância religiosa é crime previsto em lei.
Gustavo e Cristian chegaram a relatar que viram Fred realizando seus rituais e que ficaram com medo, começando a rezar para se protegerem. Key também afirmou que sentiu medo da situação.
A religião de matriz africana é uma das mais perseguidas e discriminadas no Brasil, mesmo sendo uma das mais antigas e importantes do país. É necessário combater o preconceito e a intolerância religiosa em todas as suas formas, para garantir o respeito à diversidade e à liberdade de crença.
Veja momento que Cristian, Gustavo e Key Alves comentam sobre rituais religiosos de Fred Nicácio:
Intolerância religiosa, a gente vê por aqui. #BBB23 pic.twitter.com/qoy53RujbD
— Central Reality #BBB23 (@centralreality) February 20, 2023
É importante destacar que a intolerância religiosa é uma forma de violência que pode causar danos físicos e emocionais aos indivíduos e comunidades. Por isso, é fundamental denunciar qualquer tipo de preconceito ou discriminação, seja no ambiente virtual ou real.
O BBB 23 e outros programas de televisão têm a responsabilidade de combater a intolerância religiosa e promover a diversidade, respeitando a liberdade de expressão e o direito à crença de todos os participantes e espectadores.