Equipe argentina enfrentará São Paulo ou LDU na próxima fase da competição
Na noite desta quarta-feira, 30, o Botafogo sofreu uma derrota crucial para o Defensa y Justicia por 2 a 1, pondo um ponto final em suas aspirações de conquistar o título da Sul-Americana. Ao ceder o empate no jogo de ida, o Glorioso viu o placar agregado favorecer a equipe argentina, que avançou à semifinal da competição continental com um total de 3 a 2.
A partida foi marcada pelo brilho de Nicolás Fernández, que balançou as redes para o time da casa, enquanto Lucas Fernandes deixou sua marca pelo lado do Botafogo.
Decisão enfrentando o São Paulo ou LDU na próxima fase
O adversário do Defensa y Justicia na próxima fase da Sul-Americana será determinado pelo confronto entre São Paulo e LDU. No jogo de ida, realizado em Quito, a equipe equatoriana assegurou uma vitória por 2 a 1. Os olhos estarão voltados para a partida de volta, agendada para esta quinta-feira, às 19h, no Morumbi.
Análise do Jogo
No primeiro tempo, o Botafogo enfrentou dificuldades ao tentar avançar para o campo de ataque, permitindo que o Defensa y Justicia pressionasse. Em um momento de desatenção da zaga alvinegra, a equipe argentina não desperdiçou a oportunidade e Nicolás Fernández marcou de cabeça aos 15 minutos, após cruzamento de Togni.
Com o placar desfavorável, o Botafogo buscou aumentar sua posse de bola e começou a criar jogadas perigosas, enquanto o Defensa y Justicia optava por contra-ataques.
Em um lance ajustado no final do primeiro tempo, Lucas Fernandes converteu uma cobrança de falta, inicialmente contestada, mas confirmada pelo VAR, resultando no empate para o Glorioso.
Segundo tempo e nova virada do Defensa y Justicia
A etapa complementar viu o Botafogo iniciando com determinação, criando uma grande oportunidade logo no primeiro minuto. No entanto, Mateo Ponte desperdiçou a chance ao finalizar fraco e facilitar a defesa do goleiro Bologna.
Após alterações promovidas por Bruno Lage, o Botafogo manteve um bom desempenho até os 15 minutos da segunda etapa. Nesse momento, o Defensa y Justicia voltou a assumir o controle da partida e retomou a vantagem no marcador, com Nicolás Fernández marcando de cabeça após cruzamento de Soto.
Despedida amarga
Apesar dos esforços e tentativas de empate, o Botafogo não conseguiu reverter o placar e deu adeus à Sul-Americana 2023.
Próximos desafios
Com a eliminação da competição continental, o Botafogo concentra agora suas energias no Campeonato Brasileiro. No próximo sábado, às 21h, enfrentará o Flamengo no Estádio Nilton Santos, pela 22ª rodada do torneio.
Detalhes da Partida
Defensa y Justicia x Botafogo
Data e Hora: 30/08/2023, às 19h
Local: Estádio Florencio Sola, em Buenos Aires (ARG)
Árbitro: Jhon Ospina (COL)
Cartões amarelos: Diego Costa (BOT) Cartões vermelhos: N/A Gols: Nicolás Fernández (1-0) (15’/1ºT) / Lucas Fernandes (1-1) (48’/1ºT) / Nicolás Fernández (2-1) (27’/2ºT)
Defensa y Justicia (Técnico: Julio Vaccari) Bologna; Sant’Anna, Malatini, Cardona e Soto; Gutiérrez (Solari, 12’/1ºT {Cáceres, 45’/2ºT}), Julián López, Tripicho e Barbona (Mingo, 45’/2ºT); Togni (Alanís, 41’/2ºT) e Nicolás Fernández (Pratto, 45’/2ºT).
Botafogo (Técnico: Bruno Lage) Gatito; Di Plácido (Mateo Ponte, Intervalo), Philipe Sampaio, Cuesta e Marçal; Danilo Barbosa (Segovinha, 16’/2ºT), Marlon Freitas (Gabriel Pires, 16’/2ºT), Tchê Tchê e Lucas Fernandes (Janderson, 30’/2ºT); Luis Henrique (Carlos Alberto, 40’/2ºT) e Diego Costa.