A Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas (IWBF, sigla em inglês) confirmou nesta quarta-feira (23) que o Brasil sediará a Copa América da modalidade, entre os dias 9 e 19 de julho. Os jogos da competição serão realizados no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
“Estamos muito felizes pela chance de receber esse importante torneio. O Brasil sediou a Copa América em 2002 e estamos prontos para receber a família do basquete em cadeira de rodas do continente novamente em São Paulo”, celebrou o presidente da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas (CBBC), Mario Belo, ao site da IWBF.
The 2022 IWBF Americas Cup will be heading to Sao Paulo,Brazil ???????? this summer! ????????
IWBF Americas has awarded the @CbbcOficial the rights to host the Americas Cup between the ???? 9-19 July 2022.
???? https://t.co/XAnNHZ03xc#wheelchairbasketball #iwbfamericascup #2022AmericasCup pic.twitter.com/OwqsuJz0Eh
— IWBF ➡ #WheelchairBasketball (@_IWBF) February 22, 2022
O torneio reunirá oito seleções – tanto no masculino, como no feminino – e será classificatório para o Campeonato Mundial de Dubai (Emirados Árabes Unidos), de 16 a 27 de novembro. As quatro melhores equipes entre os homens e as três entre as mulheres terão vaga na competição em solo asiático.
A edição anterior da Copa América foi disputada em Cali (Colômbia), em 2017. A seleção feminina conquistou a medalha de bronze, enquanto a masculina ficou na quarta posição. Ambas se classificaram para o Mundial do ano seguinte, em Hamburgo (Alemanha).
“Os últimos três anos foram difíceis, com chances limitadas das equipes competirem, então todos estão animados por finalmente termos um país-sede e uma data confirmada”, destacou o presidente da IWBF nas Américas, Steve Bach, também ao site da entidade.
Confira os participantes:
Masculino | Brasil, Argentina, Colômbia, Venezuela, México, Porto Rico, Canadá e Estados Unidos |
---|---|
Feminino | Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Guatemala, México, Canadá e Estados Unidos |