Brasiliense elimina Real Ariquemes e vai à fase de grupos da Série D

Continua após a publicidade..

O Brasiliense-DF está classificado para a fase de grupos da Série D do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (30), o atual campeão do Distrito Federal superou o Real Ariquemes-RO por 3 a 1 na Boca do Jacaré, em Taguatinga (DF), no duelo de volta do confronto pela fase preliminar. O jogo foi transmitido ao vivo pela TV Brasil. Os anfitriões já tinham vencido na ida por 2 a 0, na última quarta-feira (26), no estádio Gentil Valério, o Valerião, em Ariquemes (RO).

O Jacaré permanece na Série D e integra o Grupo 5 da próxima fase, ao lado de Aparecidense-GO, Gama-DF, Goianésia-GO, Jaraguá-GO, Nova Mutum-MT, Porto Velho-RO e União Rondonópolis-MT. O Real Ariquemes dá adeus à competição nacional e volta as atenções à decisão do Campeonato Rondoniense. À princípio, o Furacão do Vale do Jamari enfrenta o União Cacoalense na final, mas o Porto Velho, desclassificado na semifinal pela suposta escalação de um atleta irregular, recorreu ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Continua após a publicidade..

Os rondonienses entraram em campo recheado de desfalques. Além de três infectados pelo novo coronavírus (covid-19), o técnico Odilon Júnior teve oito ausências por lesão. A última delas foi o atacante Alisson, que sentiu um desconforto muscular horas antes de a bola rolar. O Furacão teve de ir a campo com vários jogadores do sub-20 e o terceiro goleiro Rodrigo à disposição no banco para atuar como meio-campista. Ele, inclusive, entrou em campo aos 23 minutos do segundo tempo.

Do outro lado, o técnico Vilson Tadei, do Brasiliense, poupou titulares até da lista de relacionados, pensando no compromisso desta quarta-feira (2) contra o Grêmio, às 16h30, em Porto Alegre, pela terceira fase da Copa do Brasil. Casos do lateral Diogo, do zagueiro Keynan, do volante Lídio, dos meias Luquinhas e Peninha e do atacante Zé Love.

Uma cobrança de falta do meia Alex, que desviou na barreira e quase surpreendeu o goleiro Edmar Sucuri, aos dez minutos, foi a melhor chance do Real Ariquemes no primeiro tempo. Aos poucos, o Brasiliense tomou o controle das ações. Aos 24 minutos, Jefferson Maranhão cruzou da direita e o também atacante Jorge Henrique desviou com a ponta do pé, perto da pequena área, mas Evandrízio defendeu. Aos 42, Alex perdeu a bola para Sandy na intermediária. O volante arrematou de longe, com categoria, deslocando o goleiro para abrir o placar.

O Jacaré diminuiu o ritmo na etapa final, mas fez o suficiente para aumentar a vantagem e sacramentar a classificação. Aos 18 minutos, o volante Aldo (que atuou como lateral) cruzou rasteiro pela direita, a bola cruzou toda a pequena área e sobrou para o atacante Romarinho completar para as redes. Dois minutos depois, Aldo lançou novamente na área, o volante Douglas não conseguiu afastar e o meia Didira, na marca do pênalti, marcou o terceiro.

Apesar do placar praticamente definido a favor dos anfitriões, o Real Ariquemes não desistiu do jogo. Aos 30 minutos, o atacante Lucas Assis fez bela jogada individual, invadiu a área e foi derrubado pelo volante Radamés, que foi expulso pela infração. Alex deslocou Edmar Sucuri na cobrança da penalidade e marcou o gol de honra do Furacão.