Atrás apenas do Palmeiras, Leão soma 75% de aproveitamento no segundo turno. Time teve melhor ataque de 2023, vice-liderança do segundo turno e campanha recorde na Sula
Nesta quarta-feira (20), o Fortaleza visita o São Paulo, no Morumbi, pela 24ª rodada do Brasileirão, em seu último jogo antes das semifinais da Copa Sul-Americana. Além da sequência de seis vitórias nos últimos sete jogos disputados, o retrospecto nas primeiras partidas do segundo turno também é favorável. Isso porque, com nove pontos somados em quatro jogos, a equipe tem a segunda melhor campanha, atrás apenas do Palmeiras, que tem um ponto a mais.
O bom aproveitamento no segundo turno, aliás, não é exclusividade desta temporada. Em 2022, a equipe terminou com a terceira melhor campanha da segunda metade do campeonato, com 40 pontos, além de também ter sido melhor visitante neste recorte. A sequência permitiu que o Fortaleza saísse da zona do rebaixamento e terminasse a competição na oitava colocação, o que ainda rendeu a classificação para a Copa Libertadores.
Com 35 pontos no momento, o Tricolor está a apenas três de distância do G6 e, em caso de tropeço do Alviverde na rodada, ainda pode assumir a liderança do returno se derrotar o São Paulo. Para isso, também conta com o trunfo de ser o dono do melhor ataque da série A na temporada de 2023. Em 60 compromissos neste ano, são 107 gols marcados, o que supera, inclusive, equipes como Flamengo (104) e Palmeiras (97), que vêm logo na sequência do ranking.
No duelo seguinte, o Fortaleza enfrenta o Corinthians em Itaquera, pelo primeiro jogo das semifinais da Copa Sul-Americana. Em campanha recorde, o Leão já chegou mais longe no torneio internacional do que em todas as participações anteriores e tem a chance de buscar o título inédito.
“Sabemos o nível de dificuldade para a semifinal da Sul-Americana, diante de um grande clube, mas também sabemos que estamos no caminho certo, sempre com muito preparo para cada etapa. Será um belo jogo”, comenta o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, sobre as expectativas para a competição.
Entre os compromissos recentes do Leão, a equipe ainda tem quatro duelos contra times paulistas em um intervalo de cinco jogos na temporada, considerando as rodadas 23 e 24 do Brasileirão, e as semifinais do torneio internacional.
“Jogar contra os times paulistas é sempre muito difícil, futebol muito competitivo, federação número 1 no país em termos de ranking, elencos fortes e nós, historicamente, temos muita dificuldade. Jogando na Arena Castelão conseguimos um desempenho melhor, números melhores do que fora de casa, mas, nos últimos anos, a gente também vem evoluindo quanto a isso. De qualquer forma, nessa sequência paulista, esperamos desempenhar melhor e pontuar mais para nos ajudar tanto no Brasileiro quanto na Sul-Americana”, complementa o mandatário.