Palmeiras vence São Paulo por 2 a 0 e mantém perseguição ao líder Botafogo

Verdão manteve a invencibilidade no Brasileirão e está a apenas dois pontos do Fogão, enquanto o Tricolor segue no meio da tabela

No Choque-Rei realizado na tarde deste domingo (11), o Palmeiras silenciou mais de 55 mil pessoas no Morumbi ao vencer o São Paulo por 2 a 0, em partida válida pela décima rodada do Brasileirão. Gabriel Menino e Endrick foram os responsáveis pelos gols, ambos marcados em falhas de Arboleda, jogador do São Paulo.

O Palmeiras, único time invicto no campeonato, chegou aos 22 pontos e está a apenas dois pontos do líder, Botafogo. Por outro lado, o São Paulo perdeu sua segunda partida consecutiva, estacionou nos 15 pontos e desperdiçou a oportunidade de entrar no G4, ocupando agora a oitava posição.

Primeiro tempo quente

O clássico começou com grande intensidade. Logo aos dois minutos, Raphael Claus assinalou um pênalti para o São Paulo, mas voltou atrás após revisar o lance no VAR. A finalização de Luciano acertou a cabeça de Mayke antes de bater no braço. No entanto, o Palmeiras abriu o placar logo em seguida.

Continua após a publicidade..

Em uma saída de bola errada por parte de Arboleda, Gabriel Menino recuperou a posse e, após deixar Michel Araújo no chão, acertou um belo chute no ângulo de Rafael. O clima ficou tenso, e Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, se desentendeu com Calleri na beira do gramado, recebendo mais um cartão amarelo neste Brasileirão. Apesar de ter dominado a posse de bola, o São Paulo só levou perigo nos acréscimos, com um chute de Luciano defendido por Weverton.

Fechou o placar

No início do segundo tempo, os goleiros brilharam. Zé Rafael exigiu uma boa defesa de Rafael em um chute de fora da área, enquanto Weverton fez uma bela defesa no canto em um chute rasteiro de Luciano. A pressão do São Paulo aumentava, e o empate parecia questão de tempo.

Calleri parou em uma boa defesa de Weverton, enquanto Arboleda viu sua cabeçada explodir no travessão. Os jogadores do São Paulo reclamaram de um pênalti em Juan, após uma confusão dentro da área, mas o árbitro não marcou nada. O segundo gol do Palmeiras foi marcado aos 32 minutos por Endrick, que havia acabado de entrar.

Em mais um erro de Arboleda na saída de bola, a bola sobrou para o jovem atacante de 16 anos finalizar na saída de Rafael. Pouco depois, Weverton fez uma grande defesa em um chute de Rodrigo Nestor. Já nos acréscimos, Pablo Maia recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.

Próximos jogos

Após o confronto, as equipes terão um período sem jogos devido às datas Fifa e só voltarão a campo no próximo dia 21, pela 11ª rodada do Brasileirão. O São Paulo receberá o Athletico-PR no Morumbi, às 19h (horário de Brasília), enquanto o Palmeiras visitará o Bahia na Arena Fonte Nova, às 21h30 (horário de Brasília).

Ficha técnica: No final do artigo, segue a ficha técnica do jogo:

São Paulo 0 x 2 Palmeiras

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)

Data e horário: 11 de junho de 2023, às 16h (horário de Brasília)

Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)

Assistente 1: Alex Ang Ribeiro (Fifa-SP)

Assistente 2: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)

VAR: Wagner Reway (Fifa-PB)

Gols: Gabriel Menino, aos 10’/1T, e Endrick, aos 32’/2T (Palmeiras)

SÃO PAULO: Rafael; Rafinha (Marcos Paulo), Arboleda, Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia, Gabi Neves (Rodrigo Nestor), Michel Araújo (Rodriguinho) e Alisson (Juan); Luciano (David) e Calleri. Técnico: Dorival Júnior

PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Naves (Jailson), Luan e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino (Richard Ríos) e Raphael Veiga (Fabinho); Artur, Rony (Endrick) e Dudu (Breno Lopes). Técnico: Abel Ferreira