Sete escolas abrem o desfile do Grupo Especial do carnaval 2022 de São Paulo; veja quais desfilam nesta sexta
Veja a programação completa dos desfiles; primeira agremiação entra no Sambódromo do Anhembi às 22h30, e a última às 5h.
Sete escolas do Grupo Especial abrem os desfiles do carnaval 2022 de São Paulo nesta sexta-feira (22). A primeira noite do carnaval paulista tem transmissão ao vivo pela TV Globo e pelo g1. Os portões serão abertos às 18h e os desfiles do carnaval começam às 22h30.
Entre os enredos, há letras com homenagens a escritora Carolina Maria de Jesus e ao sambista Adoniran Barbosa. Os sambas também falam sobre a história do café no país, a importância da preservação da água, e sobre o passado e presente do Carnaval. Há ainda um enredo que adapta o livro do Pequeno Príncipe para o Nordeste brasileiro. Veja a ordem dos desfiles abaixo:
22h30 – Acadêmicos do Tucuruvi
O que você tem feito para manter a chama do carnaval acesa, para não deixar que o samba se perca? Esta é a proposta do enredo “Carnavais… De lá pra cá o que mudou? Daqui pra lá o que será?”, da escola neste ano. O enredo propõe uma reflexão sobre o passado, o presente e o futuro da festa que é um dos maiores símbolos da cultura brasileira.
- Vai falar sobre o quê? Passado, presente e futuro do carnaval.
- Veja aqui a ficha completa!
- Ouça um trechinho do samba:
23h35 – Colorado do Brás
O samba-enredo da escola da região central da capital será “Carolina – A Cinderela Negra do Canindé.” A escola vai retratar na avenida a vida e a obra da escritora Carolina Maria de Jesus. Uma mulher preta, que nasceu em Minas Gerais e veio muito cedo para São Paulo e morou na favela do Canindé. Ela foi uma das primeiras escritoras negras do Brasil e é considerada uma das mais importantes escritoras do país.
- Vai falar sobre o quê? A vida e a obra da escritora Carolina Maria de Jesus.
- Veja aqui a ficha completa!
- Ouça um trechinho do samba:
0h40 – Mancha Verde
Neste ano, a escola levará para a avenida o enredo “Planeta Água”, que fala sobre a importância da preservação e valorização deste recurso natural. Com 2.200 componentes, a Mancha Verde promete surpresas e carros alegóricos com a água em suas várias formas.
- Vai falar sobre o quê? A importância da água.
- Veja aqui a ficha completa!
- Ouça um trechinho do samba:
1h45 – Tom Maior
Neste ano, a escola adaptou a história do “Pequeno Príncipe”, do escritor Antoine de Saint-Exupéry para para o Nordeste brasileiro. Inspirado na obra cordelista de Josué Limeira e Vladimir Barros (“O Pequeno Príncipe em Cordel”), o enredo da Tom Maior para 2022 é uma adaptação de Judson Sales e Flávio Campello.
- Vai falar sobre o quê? Adaptou a história do livro “Pequeno Príncipe”, do escritor Antoine de Saint-Exupéry, para para o Nordeste brasileiro.
- Veja aqui a ficha completa!
- Ouça um trechinho do samba:
2h50 – Unidos de Vila Maria
A Unidos de Vila Maria levará para a avenida o enredo “O Mundo Precisa de Cada Um de Nós. A Vila é Porta-voz”, falando de amor, fé e fraternidade. Segundo a escola, “nasce com a pandemia a necessidade de analisar e repensar a vida ao longo dos anos, fazendo assim uma viagem até os dias de hoje”.
- Vai falar sobre o quê? Amor, fé e fraternidade.
- Veja aqui a ficha completa!
- Ouça um trechinho do samba:
3h55 – Acadêmicos do Tatuapé
Assinado por 22 compositores, o samba-enredo da escola em 2022 vai falar sobre a história e a importância do café para o Brasil através da simbologia do Preto-Velho. O título da música é “Preto Velho Conta A Saga Do Café Num Canto De Fé”.
- Vai falar sobre o quê? A história e a importância do café para o Brasil através da simbologia do Preto-Velho.
- Veja aqui a ficha completa!
- Ouça um trechinho do samba:
5h – Dragões da Real
Assinado por 11 compositores, o samba-enredo da escola em 2022 vai homenagear o cantor e compositor paulistano Adoniran Barbosa, o “homem que falava aquilo que as pessoas enrolam pra dizer”, segundo a sinopse. O tema vai resgatar a vida e a obra do artista que ficou conhecido como o “pai do samba de São Paulo”.
- Vai falar sobre o quê? Homenageia o cantor e compositor paulistano Adoniran Barbosa.
- Veja aqui a ficha completa!
- Ouça um trechinho do samba: