Assistir Apuração das Escolas de Samba do Grupo Especial do RJ; Evolução é quesito de desempate

Apuração das Escolas de Samba do Grupo Especial do RJ ao vivo online grátis HD multicanais ao vivo

Assistir Apuração das Escolas de Samba do Grupo Especial do RJ Ao Vivo Online HD grátis sem travar aqui no Multicanais TV Online com transmissão do canal TV Globo e Globoplay ao vivo

Só aqui no Multicanais TV Online você não vai perder nenhum lance da Apuração das Escolas de Samba do Grupo Especial do RJ grátis sem travamentos.

Continua após a publicidade..

Este jogo começa às 21h30 – Carnaval 2023: Apuração das Escolas de Samba do Grupo Especial do RJ – TV Globo e Globoplay ao vivo

Onde Assistir Apuração das Escolas de Samba do Grupo Especial do RJ Hoje na Internet Grátis pelo Carnaval Globeleza Ao Vivo 2023

Assistir Apuração das Escolas de Samba do Grupo Especial do RJ Ao Vivo

Copa Libertadores ao vivo é no Multicanais TV Online Grátis

Evolução será o primeiro critério de desempate da apuração das notas do Grupo Especial do Rio de Janeiro. O quesito julga o andamento do desfile e a uniformidade das alas. Jurados são instruídos a tirar pontos quando a escola acelera muito ou quando se formam buracos ou clarões.

A ordem de leitura dos quesitos foi sorteada no início da tarde desta quarta-feira (22). A apuração começa às 16h na Praça da Apoteose, no Rio.

A TV Globo e o g1 transmitem. Na sequência, o g1 exibe a apuração da Série Ouro.

Veja a ordem da abertura dos envelopes:

  1. Harmonia
  2. Enredo
  3. Bateria
  4. Alegorias e adereços
  5. Fantasias
  6. Samba-enredo
  7. Comissão de frente
  8. Mestre-sala e porta-bandeira
  9. Evolução

 

Assim, o desempate será nessa ordem:

  1. Evolução
  2. Mestre-sala e porta-bandeira
  3. Comissão de frente
  4. Samba-enredo
  5. Fantasias
  6. Alegorias e adereços
  7. Bateria
  8. Enredo
  9. Harmonia

Entenda o critério de desempate

 

O último quesito lido durante o sorteio é o primeiro no critério de desempate. Só haverá empate, aliás, se duas ou mais escolas obtiverem os mesmos subtotais das notas válidas nos nove quesitos durante a apuração.

Houve uma alteração no regulamento. A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) reduziu o número de jurados. Em 2022, foram cinco julgadores para cada um dos nove quesitos. Agora, são quatro notas para os mesmos nove quesitose será descartada a menor delas. A diminuição tornará a apuração mais rápida, já que serão 432 notas para ler, ante as 540 anunciadas em 2022.

O avaliador concede entre 9 e 10 pontos, podendo fracioná-los em décimos, devendo justificar sempre que não der a nota máxima — idealmente, o jurado precisa apontar especificamente onde e quando viu a falha.

O que cada quesito julga

 

Em ordem alfabética:

  • Alegorias e adereços: é dividido nos subquesitos concepção e realização. No primeiro, avaliam-se a adequação dos itens ao enredo e a criatividade, desde que haja significado. No segundo, valem a impressão causada pelas formas, materiais e cores, o acabamento (inclusive das partes traseiras e geradores) e o papel e a fantasia dos destaques. Perde pontos a escola que deixar pedaços de fantasias, materiais estranhos ou geradores aparentes.
  • Bateria: a manutenção regular e a sustentação da cadência em consonância com o samba-enredo; a perfeita conjugação dos sons emitidos pelos vários instrumentos; e a criatividade e a versatilidade.
  • Comissão de Frente: em indumentária, a capacidade de impactar o público. Em apresentação, se o saudaram e se foram coordenados e síncronos. Perde ponto a comissão que perder parte da roupa.
  • Enredo: em concepção, valem o argumento, o desenvolvimento a importância e a densidade cultural. O jurado avalia a clareza, a coerência e a coesão na roteirização do desfile, de modo a facilitar o entendimento do tema. Também conta pontos a criatividade no enfoque ou “recorte” escolhido. Em realização, é vista a adaptação do conceito para o que é apresentado na Avenida, como a sequência das alas e alegorias, a criatividade e a carnavalização do tema proposto. Perde pontos a escola que não apresentar na pista alegorias, tripés ou alas descritos no roteiro. Itens a mais ou trocados também geram punição.
  • Evolução: é a fluência da apresentação. O julgador avalia a espontaneidade, a criatividade, a empolgação e a vibração dos desfilantes, bem como a coesão do desfile —a manutenção de espaçamento o mais uniforme possível entre alas e alegorias. Perde pontos a escola que deixar buracos ou permitir que alas se misturem.
  • Fantasias: em concepção, a adequação ao enredo e a criatividade. Em realização, a impressão causada pelas formas, materiais e cores; o acabamento e a leveza; e a uniformidade de detalhes. Perde ponto a escola com desfilantes com roupas incompletas.
  • Harmonia: é o entrosamento entre o ritmo e o canto, e o avaliador deve estar atento à perfeita igualdade do canto do samba-enredo pelos componentes, em consonância com o intérprete e a manutenção da tonalidade; há punição se qualquer integrante for flagrado sem cantar.
  • Mestre-sala e Porta-bandeira: contam pontos a roupa, o bailado, a harmonia do casal e a proteção do pavilhão. Perde ponto a dupla que deixar a bandeira enrolar ou que perder parte da fantasia.
  • Samba-enredo: para a letra, adequação ao enredo, a riqueza poética, beleza e bom gosto e à adaptação dos versos com os desenhos melódicos. Para a melodia, as características rítmicas, a riqueza, a beleza e o bom gosto e a capacidade de facilitar o canto e a dança dos desfilantes.