Carnaval 2022: Liesa diz ter planos de desfile para as escolas de samba se a pandemia piorar

Por Eliane Santos, G1 Rio

Vai ter carnaval em 2022. Quem diz é o diretor de marketing da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), Gabriel David. Segundo ele, a Liga está preparada para vários cenários atípicos, mas atualmente trabalha com um modelo de carnaval tradicional, sem redução de público ou componentes das escolas.

“A Liga só tem capacidade para absorver e obedecer às informações passadas pelo poder público e, de acordo com essas informações, vamos poder ter um carnaval nos padrões normais, tradicionais em 2022”, diz ele já levando em conta a questão das variantes de Covid e o avanço da vacinação contra a doença.

O diretor de marketing da Liesa diz que as escolas têm plano B e C para qualquer que sejam os cenários da pandemia no ano que vem.

Continua após a publicidade..

“Acreditamos que a pandemia vai estar controlada até o ano que vem possibilitando os desfiles no modo tradicional. Mas caso não esteja, fizemos um estudo financeiro que permite a manutenção do espetáculo e a redução do público, com a Sapucaí tendo só 70% de ocupação. O plano C é para o caso extremo, de retomada de pandemia, com lockdown, em que faríamos um carnaval digital, voltado para esse ambiente. Mas não temos condições de ficar sem desfilar mais um ano”, diz.

Gabriel David, diretor de marketing da Liesa: plano A, B e C para o carnaval de 2022 sair do papel — Foto: Reprodução/Redes sociais

Venda de camarotes começa esta semana

Outra prova de que a folia do ano que vem está cada vez mais perto é que na quinta-feira (12) começam as reservas de camarotes para a folia de 2022. Os interessados podem entrar no site da Liga no dia 12 e fazer a solicitação.

A confirmação do pedido sai no dia 18 e o primeiro pagamento deve ser feito entre os dias 23 e 25 deste mês.

Em setembro começam as vendas das frisas e arquibancadas, que será feita de modo digital, longe dos temidos e obsoletos aparelhos de fax.

Gabriel David explicou que a Liesa fechou a venda com uma empresa, a Total Acesso, que vai oferecer variedade de pagamento, segurança na transação e boa visualização do local a ser comprado pelo interessado.

“Eles vão entregar um modelo de vendas para o primeiro ano, mas que vai ser aprimorado a cada ano”, enfatiza.

Repasse da Prefeitura do Rio para as escolas

O que também dever ser confirmado para o mês de agosto é o repasse da verba da Prefeitura do Rio para o início dos trabalhos nos barracões das escolas de samba.

“Ainda não temos uma data confirmada de quando esse repasse virá, mas gente sabe que a prefeitura entende a importância do carnaval para a cidade e que ela tem demostrado isso em atitudes. Uma delas foi a assinatura do contrato para a realização dos desfiles das escolas de samba, não por um, mas pelos próximos quatro anos, o que dá tranquilidade para a gente trabalhar. Mas a gente conta, sim, com esse repasse da prefeitura, e espera que o prefeito anuncie isso em breve”, disse.

O carnaval de 2022 acontece nos dias 25 e 26 de fevereiro, com desfiles do grupo de acesso, e 27 e 28 do mesmo mês com as apresentações das escolas de samba do grupo especial. No dia 5 de março acontece o desfile das escolas de samba campeãs.

Fonte: G1