Quem são os finalistas que disputam a final da UEFA Champions League. Liverpool e Real Madrid são vencedores da Champions League
Forma, estatísticas, jogadores-chave e porque pode ganhar: o UEFA.com avalia cada uma das equipes presentes na final da Champions League.
LIVERPOOL (ENG)
A semelhança com a campanha triunfal na UEFA Champions League 2018/19 é que , a nível interno, o Liverpool está de novo a perseguir um Manchester City que parece imparável. Mas parece que ter esse objectivo traz sempre o melhor da equipa de Jürgen Klopp. Quando está na sua melhor forma e tudo funciona numa harmonia devastadora, o Liverpool é difícil ver travar,
Ranking UEFA: 2
Melhor na Taça dos Campeões Europeus: vencedor (1976/77, 1977/78, 1980/81, 1983/84, 2004/05, 2018/19)
Época passada: quartos-de-final (D no total das duas mãos 1-3 frente ao Real Madrid)
Última final: 2018/19 (V 2-0 contra o Tottenham)
Esta época
Registo: V10 E1 D1 GM30 GS13
Melhor marcador: Mohamed Salah (8)
Meias-finais: 5-2tot Villarreal
Quartos-de-final: 6-4tot Benfica
Oitavos-de-final: 2-1tot Inter
Grupo B: vencedor
O Liverpool enfrentou forte concorrência e dos adversários que defrontou até agora apenas o Atlético nunca venceu a competição. Isso torna ainda mais impressionante que os Reds tenham um registo quase perfeito, 11 jogos e apenas uma uma derrota, na segunda mão, contra o Inter. De facto, os Nerazzurri incomodaram de forma consistente a equipa de Klopp, mas esta encontrou maneira de seguir em frente. Do mesmo modo, na segunda mão das meias-finais, o Villarreal ainda empatou a eliminatória, só que uma segunda parte de luxo revelou as intenções dos ingleses.
Como joga
Klopp raramente se desvia do seu 4-3-3, mais do que testado e comprovado. Um sistema que tem servido na perfeição aos Reds desde a chegada do alemão, em 2015. A pressão de alta intensidade que aplicam nos jogos foi refinada nas últimas temporadas – com uma pequena ajuda de aquisições inteligentes como Diogo Jota ou Luis Díaz. No seu melhor, o Liverpool é talvez a melhor equipa da Europa.
Jogador-chave: Mohamed Salah
O avançado egípcio é o rosto desta equipa do Liverpool desde que chegou da Roma, em 2017. Estrela no Basileia, chegou pela primeira vez a Inglaterra para representar o Chelsea, em 2014, mas provou todas as qualidades em Merseyside. A sua disponibilidade física, inteligência e finalização ajudaram-no a marcar 33 golos na Champions League pelo clube.
Treinador: Jürgen Klopp
Técnico do Liverpool desde 2015, Klopp guiou os Reds à glória europeia em 2018/19 e ao seu primeiro título de campeão inglês em 30 anos na temporada seguinte. Avançado que se transformou em defesa no Mainz, conquistou dois títulos da Bundesliga ao leme do Dortmund antes de rumar a Anfield.
Sabia que?
O Liverpool foi campeão europeu seis vezes, mais do que qualquer outro clube inglês. São tantos títulos como os do Bayern, sendo que só Milan e Real Madrid ganharam mais.
Quando e onde é a final da UEFA Champions League?
A final da UEFA Champions League de 2021/22 realiza-se no Stade de France, em Saint-Denis, no sábado, dia 28 de Maio, com início às 20h00 (de Portugal Continental).
Construído para receber os jogos do Campeonato do Mundo de 1998, o Stade de France foi também palco das finais da UEFA Champions League de 2000 e 2006, bem como da final do UEFA EURO 2016.
REAL MADRID (ESP)
Se conseguiu virar a eliminatória frente Manchester City de maneira época, isto depois de ter feito o mesmo contra o Paris e diante do campeão Chelsa, então não há nada que não esteja ao alcance do Real Madrid. Com Karim Benzema na sua melhor forma de sempre e bem secundado por Vinícius Júnior, assim como pelos veteranos Toni Kroos e Luka Modrić no meio-campo, alguém ousa excluir o clube 13 vezes vencedor do troféu de fazer o que faz de melhor?
Ranking UEFA: 5
Melhor na Taça dos Campeões Europeus: vencedor (1955/56, 1956/57, 1957/58, 1958/59, 1959/60, 1965/66, 1997/98, 1999/2000, 2001/02, 2013/14, 2015/16, 2016/17, 2017/18)
Época passada: meias-finais (D 1-3 tot frente ao Chelsea)
Última final: 2020/21 (V 3-1 ante o Liverpool)
Esta época
Registo: V8 E0 D3 GM28 GS14
Melhor marcador: Karim Benzema (15)
Meias-finais: 6-5tot Man. City
Quartos-de-final: 5-4tot, Chelsea
Oitavos-de-final: 3-2tot Paris
Grupo D: vencedor
Como é possível perder em casa diante do modesto Sheriff e chegar aos quartos-de-final com uma exibição gigantesca contra o Paris, seguido de uma eliminatória épica contra o campeão Chelsea? O Real Madrid não ganhou nada na época passada e desta vez parece determinado a vencer em Espanha e na Europa. A vitória fora por 5-0 sobre o Shakhtar recolocou-o no bom caminho durante a fase de grupos. A derrota em Paris teve o condão de servir de alerta e levar a uma abordagem diferente que voltou a dar dividendos em Stamford Bridge. Depois disso, já consagrado como campeão de Espanha, superou tudo ao levar a melhor numa fantástica eliminatória diante do City.
Como joga
Actuando num modelo em 4-3-3, o Real Madrid tem uma estrutura forte, a começar pelo guarda-redes Thibaut Courtois e passando pelo defesa Éder Militão, até chegar ao experiente trio de meio-campo composto por Casemiro, Modrić e Kroos, pleno de qualidade técnica, visão e experiência. Na frente, claro, há Benzema em grande forma – um mestre a jogar como avançado-centro. A ajudá-lo conta com a energia de jovens cada vez mais influentes como Vinícius Júnior e Valverde – e aquele “know-how” único de saber sair das situações mais difíceis.
Jogador-chave: Karim Benzema
Muitos questionaram de onde viriam os golos do Real Madrid quando Cristiano Ronaldo saiu, em 2018, mas o o avançado francês já mais do que provou estar à altura, tornando-se num verdadeiro talismã do clube. Apropriadamente, foi ele a marcar o golo 1000 do Real na Taça dos Campeões, contra o Shakhtar, no início da época e depois foi ele a virar, com um “hat-trick” na segunda parte, o embate dos oitavos-de-final com o Paris, antes de assinar o golo decisivo que eliminou o campeão Chelsea no prolongamento. O seu penálti “à Panenka” contra o City desafia tudo e também não cedeu quando marcou nova grande penalidade para voltar a apurar os Merengues para uma final.
Treinador: Carlo Ancelotti
O treinador que levou o Real Madrid à conquista da “La Décima”, em 2014, regressou no Verão passado para uma segunda passagem pelo comando da equipa. É um dos três treinadores a ter vencido a Taça dos Campeões/UEFA Champions League em três ocasiões e vai ser o primeiro a estar presente em cinco finais.
Sabia que?
O Real Madrid vai disputar esta época a final da Taça dos Campeões pela 17ª vez, mais seis do que o clube seguinte. Venceu as últimas sete finais na competição e, claro, os 13 troféus conquistados são também um recorde.