Chatbots para sites médicos: aprimorando o atendimento e a interação com os pacientes

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A tecnologia é uma grande aliada quando o assunto é melhorar o relacionamento entre uma empresa e o seu cliente, independentemente do seu segmento. No setor da saúde, os avanços tecnológicos proporcionam vários benefícios, como rapidez nos diagnósticos, auxilia os tratamentos e ajuda a dar mais qualidade nos atendimentos. 

Os chatbots  servem justamente para melhorar a qualidade no atendimento de hospitais e clínicas médicas. O programa é capaz de interagir com o paciente de maneira natural, respondendo todas as suas dúvidas sobre exames, consultas e outras informações. 

O sistema conversacional possibilita uma interação mais humanizada com o paciente, tornando aquela experiência única. A criação de sites médicos com chatbots é algo indispensável para dar mais rapidez e qualidade aos atendimentos. 

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Neste artigo, você vai conhecer as funcionalidades desse sistema e como ele pode ajudar no crescimento da sua clínica, centro médico ou hospital. 

Qual a funcionalidade do chatbot?

 

O software tem muitas funções e pode ser programado para realizar diversas ações, como tirar dúvidas, organizar agendas, ordenar rotinas administrativas e direcionar o paciente para a especialidade ou setor correto. Ele também pode orientar sobre serviços prestados pela clínica.

A automação no atendimento já é algo comum em diferentes setores, porque facilita e dá mais rapidez ao processo. O sistema é tão essencial que o Brasil já conta com mais de 58 mil chatbots, segundo o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots. Esses robôs foram responsáveis por 4,5 bilhões de mensagens por mês em 2022

Os números são grandiosos, assim como os seus benefícios. Com a automação, clínicas médicas e hospitais podem tirar as dúvidas de seus pacientes 24 horas por dia nos sete dias da semana, inclusive em finais de semana e feriados. 

A tecnologia pode ser aplicada em diferentes plataformas, como sites, redes sociais, sistemas de call center, lojas virtuais e aplicativos de mensagens (WhatsApp e Telegram). Tudo com a finalidade de melhorar a experiência do cliente e, consequentemente, aumentar a lucratividade da clínica ou centro médico. 

Benefícios do chatbot para sites médicos

 

Por ser programado através de inteligência artificial, os chatbots proporcionam inúmeros benefícios. Isso significa que o sistema aprende cada vez que interage com o ser humano, permitindo que o atendimento fique ainda mais eficiente. 

Entre os principais benefícios está a fidelização do cliente, já que ao ser respondido com rapidez e informações de qualidade, o paciente fica satisfeito. 

Porém, as vantagens não acabam por aí.

Outros benefícios são a redução de custos, rapidez no atendimento, automação do atendimento, organização da agenda médica, entre outros. Veremos cada um deles a seguir.

Rapidez na resposta

 

Quanto mais rápido o atendimento e a resposta para uma pergunta, mais satisfeito estará o cliente. Afinal, quem nunca ficou impaciente com atendentes que demoram vários minutos para responder? 

Com o chatbot esse problema não existe, pois o atendimento é imediato, sem deixar o paciente numa longa espera. Logo, ele consegue agendar a sua consulta ou receber por meios eletrônicos seus exames sem a necessidade de ir ao consultório ou hospital. 

Contudo, esses resultados são possíveis a partir de uma programação voltada para atender a demanda médica, realizada por profissionais especializados em sistema de conversação. 

Atendimento e agendamento automatizados

Ao utilizar o chatbot em seu site ou redes sociais, o médico otimiza o atendimento e facilita o trabalho da recepcionista ou secretária. Todas as tarefas referentes a agenda e a organização de gestão podem ser realizadas pelo software. 

O robô não apenas organiza os horários das consultas, como confirma o agendamento do cliente. Tudo muito prático. A organização dos agendamentos também reduz a fila de espera dos pacientes, tornando o atendimento no consultório mais eficiente.

Melhoria nos processos internos

Os bots são ótimas ferramentas de gestão e ajudam os médicos e gestores a melhorarem seus processos internos. A rapidez no atendimento aos pacientes é uma prova do quanto o software é indispensável. 

Reduz os custos 

Esse é um ponto bastante interessante. Isso porque muitas empresas buscam formas inteligentes para reduzirem os seus custos, mas não conseguem. Com o Chatbot, isso é possível. 

Nesse caso, a redução de custos seria em relação a diminuição de treinamentos, a redução de mão de obra e a redução de custos operacionais. 

 

Criação de sites é com a Upsites

 

Para desenvolver um site com atendimento via Chatbot, profissionais médicos devem contratar uma empresa especializada. A criação de sites para clínicas e consultórios deve ser pensado estrategicamente, pois é uma ferramenta de comunicação entre cliente e empresa, além de ser um canal para atrair o público-alvo.

Mas construir um site exige a contratação de profissionais especializados para fortalecer a marca, atrair novos pacientes e melhorar o atendimento. 

Desse modo, se você está pensando em criar um site institucional para a sua clínica ou até mesmo entender um pouco mais sobre as vantagens do chatbot, não perca tempo e converse agora mesmo com um de nossos representantes.