Ao menos 30 árvores caíram na capital paulista. Em Itaquera, choveu 73 milímetros em quase três horas
“A situação na cidade de São Paulo hoje foi por conta dessas áreas de instabilidade e uma frente fria que passou jogada pelo litoral, que trouxe bastante umidade, calor. Consequentemente a gente teve a zona leste como a área mais atingida da cidade de São Paulo. Para você ter uma ideia, choveu na região de Itaquera 73 milímetros em quase três horas”, explicou Hassan Barakat, que é engenheiro do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas.
Hoje mais cedo, a Defesa Civil emitiu um alerta para chuva forte e contínua em diversas regiões do estado de São Paulo até a próxima quarta-feira (16). De acordo com o comunicado, instabilidades geradas por um sistema de baixa pressão atmosférica também favorecem a ocorrência de raios, ventos e granizo nas próximas 72 horas.
Alagamento deixa alunos e professores isolados em escola de Guarulhos
Segunda a Defesa Civil, há previsão de chuva acumulada elevada nas próximas 72 horas. A estimativa é de volumes aproximados de:
- – 100mm no Litoral Sul, Norte e na Baixada Santista
– 80mm na região metropolitana de São Paulo e em Campinas
– 70mm na região do Vale do Paraíba
– 60mm nas regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru, Vale do Ribeira e de Sorocaba.
– 50mm nas regiões do Presidente Prudente, Marília e em Itapeva.
Diante da previsão para os próximos dias, A Defesa Civil de São Paulo destaca a importância de atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.