A combinação de dois fenômenos atmosféricos mudará o cenário climático em algumas regiões do Brasil já a partir das próximas semanas. A tendência é a de que tenhamos mais chuvas, de maior intensidade duração, inclusive com chance de alagamentos. As informações são do Climatempo e The Weather Channel.
O primeiro fenômeno atmosférico que afeta diretamente as condições para chuvas no Brasil se chama Oscilação de Madden-Julian (MJO). De forma simplificada, ela é uma formação de nuvens e tempestades tropicais que fica circulando ao redor da Terra. Quando ela passa pelo Brasil, por exemplo, ela aumenta consideravelmente as chances de chuvas mais intensas, e é o que vai ocorrer nas próximas semanas.
A MJO está se deslocando do Sudeste Asiático direto para o Oceano Pacífico, o que trará mais umidade ao Centro-Oeste e Norte do Brasil, potencializando a formação de chuvas mais fortes e contínuas.
O segundo fenômeno atmosférico que afeta diretamente as condições para chuvas no Brasil é o Global Atmospheric Angular Momentum (GLAAM), que se resume na medição da rotação da atmosfera ao redor do Globo, que deve entrar em sua fase positiva nos próximos dias, o que contribuirá para a formação de ventos mais fortes em altitudes elevadas.
Com os dois fenômenos em interação, teremos chuvas fortes e volumosas nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte do Brasil, com potencial para alagamentos em todas elas. Tudo isso já a partir das próximas semanas.
Por isso, é bom ficar ligado na previsão do tempo da sua região e acompanhar a chegada e duração dessas chuvas.
O Diário do Litoral tem a previsão do tempo mais assertiva de todo o litoral de SP e Baixada Santista, áreas que também devem ser atingidas pelos fenômenos.
Fonte: Diário do Litoral