Evento tem o pontapé inicial na próxima quarta-feira (8)
Já pensou em ter a sensação de estar em um paramotor? Essa é a principal experiência que os visitantes da Exposição Pelos Ares vão ter nos próximos meses.
A partir de quarta-feira (13), o Palácio das Artes, localizado na Avenida Presidente Costa e Silva, 1.600, Boqueirão, Praia Grande recebe a aclamada exposição do recordista de altitude e único piloto do mundo a sobrevoar um vulcão ativo, Lu Marini.
Um dos atrativos para os visitantes é o simulador de realidade virtual.
Com entrada gratuita, a exposição segue até dia 31 de janeiro de 2025, de terça a sexta-feira, das 14h às 17h e aos sábados, das 14h às 19h.
A abertura será no dia 13, às 14h, com palestra do piloto que vai falar com alunos de escolas públicas a respeito da importância do consumo consciente dos recursos naturais, cuidados com os rios, preservação do Meio Ambiente, além de detalhar desafios e trabalhos ao longo da carreira. É uma oportunidade de conhecer o trabalho deste superpiloto e também saber um pouco mais sobre como é sobrevoar o Brasil e o Mundo.
Com a curadoria de Gabriela Alejandra Nebot, a exposição traz mais de 50 fotos legendadas, vídeos e objetos das expedições do piloto em painéis explicativos, retratando as belezas e os encontros do recordista em altitude num paramotor, único piloto do mundo a conseguir feitos como: sobrevoar um vulcão ativo e voar por mais de 2.500 quilômetros sobre o estado de Minas Gerais. Este ano, a exposição já esteve em Juiz de Fora (MG), Goiânia (GO) e em Santos (SP).
Para Lu Marini, cada expedição traz uma importante mensagem e sempre deixa um aprendizado. “Ao longo de minha carreira, marcada por aventuras, surpresas e por cenários, hora deslumbrantes, hora devastados, eu acabo vivendo situações fantásticas e momentos emocionantes, que vão ficar para sempre na minha mente. Para mim, poder compartilhar e inspirar outras pessoas através disso é muito gratificante”, conta.
Realizada pela Take Off Produções, a Exposição Terra e Ar é patrocinada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, e Oleos Menu.
Uma nova perspectiva
Do alto, em seu paramotor que já atingiu 5.013 metros de altitude, Lu Marini registra a complexa relação entre homem e natureza, seja a de si próprio como mero espectador, seja como o agente que observa e analisa a ocupação humana e suas consequências para o planeta. “Sempre vou me inspirar nos meus sonhos de infância, no sonho de Dédalo, Ícaro e de tantos homens e mulheres que desejaram cruzar o céu ao lado dos pássaros”, relata.
Já em terra firme, o piloto informa que surgem outras descobertas, o contato com novas maneiras de enxergar e compreender o cotidiano. “Foi a minha curiosidade, o amor pela natureza, a sede por descobertas e minha paixão por voar que me levaram a jornadas incríveis e a encontros inesquecíveis”, ressalta o piloto.
Fonte: Diário do Litoral