Equipes duelaram na noite deste domingo (20) no encerramento da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro
Em um jogo de tirar o fôlego, o Palmeiras venceu o Juventude por 5 a 3, neste domingo (20), no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 30ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A grande estrela da noite foi Raphael Veiga, que marcou três gols. O time de Abel Ferreira ainda fez com Estevão e Richard Ríos, enquanto o Papo balançou as redes com Ronaldo, Edson Carioca e Danilo Boza.
Agora, o Verdão está com 60 pontos, na vice-liderança, a apenas um do Botafogo. Por outro lado, o time gaúcho estacionou nos 34 pontos, ocupa o 14º lugar e segue na luta contra o rebaixamento.
O próximo compromisso do Juventude é no sábado (26), contra o Flamengo, no Maracanã, às 19h (de Brasília). O Palmeiras volta a campo no mesmo dia, contra o Fortaleza, no Allianz Parque, às 16h30 (de Brasília).
Um Jogo Empolgante
Quem assistiu ao duelo não pode reclamar de tédio. Desde o começo, os times fizeram uma partida movimentada, com muitas oportunidades de gol. O Palmeiras chegou às redes através da qualidade técnica de seus jogadores, principalmente com Raphael Veiga, Estevão e Felipe Anderson.
Já o Juventude usou outra arma: a bola parada. Foi esse fundamento que fez o time da casa brigar de igual para igual com o atual bicampeão brasileiro em boa parte do confronto. Com isso, a partida se tornou a com mais gols na competição em 2024.
Estevão e o Primeiro Gol
Titular pela primeira vez após sua última lesão, Estevão mostrou cedo suas credenciais. Foi dele o primeiro gol do jogo, aos 21 minutos da etapa final. O jovem aproveitou um ótimo lançamento de Felipe Anderson, cortou o goleiro e tocou com tranquilidade para as redes.
Valente, o Juventude não se intimidou e empatou a partida. A equipe de Jair Ventura utilizou a bola aérea para ferir o Verdão. Aos 34, Alan Ruschel cobrou escanteio, Lucas Barbosa desviou e o zagueiro Danilo Boza mandou para as redes.
A Reação do Verdão
Com um desempenho emocionante, Raphael Veiga recolocou o Verdão na liderança do placar aos 43 minutos. Flaco lançou Estevão em profundidade, e o camisa 41 tocou para Veiga na entrada da área, que não perdoou e chutou forte.
Logo no início do segundo tempo, o Juventude empatou a partida novamente. Após cobrança de escanteio, a defesa do Verdão bobeou e não conseguiu tirar a bola. Ronaldo aproveitou a oportunidade e mandou para as redes, aos quatro minutos.
Hat-Trick e Vitória do Palmeiras
Os gaúchos nem tiveram tempo para comemorar. Um minuto depois, Raphael Veiga apareceu na área como centroavante e fez o terceiro gol paulista. O Palmeiras ampliou com Richard Ríos, que cobrou falta de longa distância. A bola desviou na barreira, enganou o goleiro Mateus Claus e morreu no gol.
Sem desistir, o Juventude marcou o terceiro aos 22 minutos, quando Edson Carioca invadiu a área, chutou forte e marcou um belo gol. A consagração do camisa 23 veio no final da partida. O Palmeiras puxou contra-ataque, e Veiga apareceu mais uma vez para balançar as redes. Com isso, ele completou seu hat-trick, selando a vitória do Verdão.
Resultados Finais
Juventude 3 x 5 Palmeiras
Juventude: Mateus Claus, João Lucas, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Jádson (Marcelinho), Ronaldo e Luis Mandaca (Jean Carlos); Lucas Barbosa (Ewerthon), Edson Carioca (Erick Farias) e Ronie Carrillo (Gabriel Taliari). Técnico: Jair Ventura.
Palmeiras: Weverton, Marcos Rocha (Mayke), Vitor Reis, Gustavo Gómez e Caio Paulista (Naves); Aníbal Moreno (Zé Rafael), Richard Ríos (Fabinho) e Raphael Veiga; Estevão (Vanderlan), Felipe Anderson e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira.
Gols: Danilo Boza, Edson Carioca e Ronaldo (Juventude); Estevão, Richard Ríos e Raphael Veiga (três vezes) (Palmeiras).
Cartões amarelos: Jean Carlos e Jádson (Juventude); Aníbal Moreno, Gustavo Gómez, Richard Ríos, Mayke e Marcos Rocha (Palmeiras).
Motivo: 30ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e hora: 20 de outubro de 2024, às 20h (de Brasília)
Local: Alfredo Jaconi, Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Thiago Rosa De Oliveira (RJ)
Árbitro de vídeo: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Em colaboração com o portal Itatiaia Esporte