Com risco de erupção cada vez maior, Islândia registra centenas de terremotos desde a meia-noite; maior foi de magnitude 2,6

Mais de 500 tremores foram registrados desde a meia-noite de quarta-feira (15/11) na península de Reykjanes, na Islândia.

Foto: Golli. Montanha Grindavík e Þorbjörn

Islândia enfrenta aumento preocupante na atividade sísmica, com mais de 500 terremotos desde a meia-noite, o maior atingindo magnitude 2,6. Especialistas alertam para a possibilidade de erupção vulcânica iminente. Autoridades abrem centro de serviços na Alfândega de Reykjavík para oferecer suporte comunitário e informações. Residentes de Grindavík terão acesso a especialistas, apoio psicológico e breves visitas às suas casas. A situação demanda monitoramento constante e precauções, com a imprensa solicitada a evitar a área do centro de serviços.

Desde a meia-noite, de quarta-feira (15/11), a península de Reykjanes, na Islândia, vem sendo palco de uma intensa atividade sísmica, com aproximadamente 500 terremotos registrados, a maioria deles de pequena magnitude. Segundo o especialista em riscos naturais, Bjarki Kaldalóns Friis, que estava de plantão no escritório MET da Islândia, o maior terremoto, com magnitude de 2,6, ocorreu às 3h12, próximo ao Monte Hagafell.

Bjarki destaca que o epicentro está situado no meio da fissura vulcânica, indicando uma continuação do padrão observado nos últimos dias. O Gabinete MET da Islândia informou que a diminuição gradual da intensidade sísmica se deve à liberação de tensão causada pelos terremotos e à deposição associada à intrusão de magma. Esta liberação de tensão pode abrir um caminho fácil para o magma chegar à superfície.

Continua após a publicidade..

Liberação de Tensão e Possível Erupção

De acordo com o sismólogo Kristín Jónsdóttir, tremores vulcânicos e terremotos superficiais serão detectados horas antes de uma erupção, enquanto o geofísico Freysteinn Sigmundsson destaca que um aviso para uma erupção poderia ser emitido pelo menos meia hora antes. A situação gera preocupações e requer monitoramento constante.

Alfândega se Torna Centro de Serviços Improvisado

Em resposta à crescente preocupação com o risco de erupção, o Departamento de Proteção Civil e Gestão de Emergências anunciou a abertura de um centro de serviços na Alfândega de Reykjavík. Este centro oferecerá reuniões comunitárias, apoio, aconselhamento e informações aos residentes de Grindavík, ficando aberto das 10h às 18h durante a semana.

Planejamento e Suporte Comunitário

Víðir Reynisson, Chefe do Departamento de Proteção Civil e Gestão de Emergências, explicou em uma entrevista que o centro de serviços proporcionará um local de encontro para a comunidade e reunirá especialistas para responder a perguntas, incluindo aquelas relacionadas a reclamações de danos. O suporte psicológico será fornecido, e medidas estão sendo tomadas para permitir que residentes de Grindavík visitem brevemente suas casas para recuperar objetos de valor.

Monitoramento e Medidas Preventivas

Apesar dos esforços, as autoridades pedem que a imprensa evite a área do centro de serviços. As autoridades municipais de Grindavík planejam convidar a mídia para uma visita ainda hoje. Também está em andamento um plano para permitir que residentes selecionados de Grindavík realizem breves visitas às suas casas, garantindo que todas as precauções necessárias sejam tomadas.