Como a responsabilidade socioambiental ajuda uma empresa?

Continua após a publicidade..

Atualmente, com o avanço da tecnologia e o aumento da exigência e competitividade no mercado, as empresas estão sendo, cada vez mais, cobradas sobre a sua relação com o meio ambiente, isto é, se estão agindo com responsabilidade socioambiental.

Isso porque, as empresas são quem mais explora a natureza e esta ação deve ser feita de maneira sustentável.

Se você não sabe o que é agir com responsabilidade social e qual a importância dela nas empresas é fundamental para a preservação do meio ambiente, neste artigo, explicaremos como essa ação pode impactar positiva ou negativamente os negócios de uma organização.

Continua após a publicidade..

Além disso, tenha em mente que a Yabá Consultoria poderá ajudá-lo a criar estratégias de planos de negócios focados na prosperidade e transformação da sociedade.

Responsabilidade socioambiental

Podemos dizer que a responsabilidade social se baseia no compromisso que uma empresa possui com o meio ambiente e, também, com a sociedade. São medidas que as organizações cumprem que vão além das suas obrigações econômicas, visando o benefício do meio ambiente.

Desse modo, as organizações assumem a responsabilidade de todos os impactos gerados na sociedade e no meio ambiente, proveniente das suas decisões, sempre seguindo um comportamento ético e trabalhando com transparência. 

 A importância da responsabilidade socioambiental

À medida que a sociedade vai expandindo, a natureza, consequentemente, acaba sendo explorada e, muitas vezes, destruída.

A responsabilidade socioambiental é uma solução para esse tipo de problema, uma vez que, tem como principal objetivo evitar a destruição de diversos ecossistemas decorrentes das ações humanas.

Em decorrência de agir com responsabilidade social, além do meio ambiente, as empresas também podem se beneficiar com essa atitude, isso porque, elas acabam assumindo um conjunto de princípios e práticas, o que acaba gerando mais valor e reputação no seu negócio.

Além disso, a empresa passa a se tornar mais humana e, como consequência, ela fortalece a confiança dos outros parceiros.

Outro benefício é o valor gerado à instituição, decorrentes dos retornos dos investimentos em forma de benefícios sociais e financeiros. Sem contar que a empresa acaba promovendo melhorias em sua imagem reputacional, atraindo, dessa forma, mais investidores.

Empresas que fazem o uso da responsabilidade socioambiental

Inúmeras empresas adotaram a prática de promover ações de forma sustentável. O banco Itaú, por exemplo, criou um concurso sobre práticas sustentáveis, assim, a melhor proposta era premiada.

Dessa forma, o Itaú inspirou a criação coletiva de iniciativas verdes, além disso, ele também promoveu um programa interno de coleta de lixos eletrônicos.

A Philips, por sua vez, determinou que, ao menos, 7/7% do seu faturamento seria destinado ao processo de desenvolvimento de produtos, que sejam classificados como responsáveis, do ponto de vista ambiental.

A empresa também iniciou, dessa forma, a produção de lâmpadas mais modernas, como as de LED, gerando uma economia de 84% no consumo de energia elétrica.

Liderança sustentável

Ao adotar a ideia de liderança sustentável, automaticamente, a instituição se baseará em três âmbitos: cultural, social e ambiental.

O primeiro item faz referência à construção da cultura ética organizacional. O âmbito social transmite a ideia de que a empresa deve ter como principal objetivo, servir a sociedade, tendo como consequência, os lucros, provenientes dos esforços aplicados com essa finalidade.

O terceiro item está voltado para o cuidado com a preservação do meio ambiente e a conservação das riquezas naturais, uma vez que, toda empresa socialmente responsável, estará sempre vinculada a ações que beneficiam o meio ambiente.

Portanto, ao realizar o planejamento de uma determinada ação, as empresas levam em consideração estes três itens.

Alguns tipos de responsabilidade social

Quando falamos em responsabilidade social, é bom sabermos que elas são classificadas em alguns tipos e cada um deles possui suas características e diferenças.

Responsabilidade social

Envolve ações voluntárias de organizações que trabalham em função de proporcionar benefícios ao seu público, que pode ser externo ou interno.

Responsabilidade corporativa

Tem como principal objetivo, cuidar das pessoas que fazem parte da empresa. Então, esse tipo de responsabilidade está voltado para as ações relacionadas às preocupações sociais direcionadas ao ambiente de negócios e ao quadro de colaboradores.

Sendo assim, podemos dizer que, nesse contexto, a companhia se preocupa com a saúde e salários dos profissionais e, até mesmo, com a família e a comunidade em que eles estão inseridos. Resumindo, esse tipo de responsabilidade diz respeito ao relacionamento da empresa com o capital humano dela.

Portanto, a maneira de se relacionar é o principal ponto de partida, o qual tem muita influência na tomada de todas as decisões da organização.

Responsabilidade socioambiental

Como vimos anteriormente, ela se caracteriza como a responsabilidade de uma empresa em relação à sociedade e ao meio ambiente.

Então é fundamental que a organização tenha em mente que, as suas ações podem afetar diretamente a natureza e, consequentemente, trazer danos maiores para a sociedade.

Empresas que executam tarefas que impactam diretamente no meio ambiente devem promover ações eficazes para solucionar os problemas gerados, principalmente, nas comunidades em que atuam.