Vamos começar do zero. O termo terapia refere-se a um método de tratamento de uma doença. Portanto, a terapia que você utiliza para o diagnóstico pode ser tradicional, alternativa e/ou integrativa.
A terapia tradicional da medicina ocidental é baseada na ciência médica ocidental e guiada pelo racionalismo lógico e evidências científicas.
Em suma, nossa medicina tradicional vê o corpo como uma máquina e cada órgão como parte dessa máquina.
Muitos remédios tradicionais trouxeram medicamentos alopáticos, aqueles que foram cientificamente pesquisados e testados com inúmeras drogas, como tratamentos para doenças.
Algumas terapias integrativas passaram a fazer parte do tratamento médico tradicional, como fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicoterapia (todas oferecidas pelo SUS).
São terapias tradicionais não medicamentosas utilizadas para tratar diversas patologias e doenças crônicas.
Como o nome sugere, a terapia alternativa é alternativa, uma opção de tratamento diferente para uma doença.
Por muitos anos, esses tratamentos foram duvidosos pela medicina cartesiana, mas hoje, vários estudos comprovam sua eficácia para a saúde geral das pessoas, assim como os médicos tradicionais.
Como tal, fala-se agora mais em terapia complementar e/ou integrativa, ou seja, trata-se de um (ou mais) tratamentos para ajudar a pessoa diagnosticada a manter-se saudável.
É uma terapia que integra tratamentos individuais ou complementa tratamentos tradicionais.
Boa parte da terapia integrativa traz um equilíbrio energético entre mente e corpo, tratando a pessoa como um todo e não como uma máquina separada.
Essa visão é chamada de visão holística.
Essa visão holística do ser humano como um todo, envolvendo o meio em que vive, e a interligação da saúde mental e física, faz com que a maioria das terapias estimule a reeducação comportamental, orientando a pessoa a dominar o que lhe faz bem ou não para sua saúde física e mental.
Terapias ofertadas pelo SUS
Atualmente são ofertadas as seguintes terapias integrativas pelo SUS:
Yoga, Reiki, Florais, Fitoterapia, Acupuntura, Homeopatia, Geoterapia, Ayurveda, Antroposofia, Naturopatia, Cromoterapia, Termalismo, Arteterapia, Osteopatia, Quiropraxia, Dança circular, Biodança, Reflexoterapia, Apiterapia, Meditação, Shantala, Bioenergética, Constelação familiar, Hipnoterapia e Imposição de mãos.
Existem ainda outras terapias integrativas já bastante difundidas no Brasil, mas que ainda não estão no Sistema Único de Saúde, como:
Mindfulness, Aromaterapia, Barras de Access, Thetahealing, Terapia com Pedras Quentes, Frias, Cristais e Argila, Radiestesia e Massagem.
Como montar o espaço terapêutico
Espaço físico: Primeiramente, você deve identificar o espaço em que será realizada a consulta terapêutica, seja seu próprio espaço, um quarto alugado ou até mesmo um quarto em sua casa (somente para uso da consulta).
É muito importante que o local seja arejado, limpo, bem iluminado e tenha energia positiva. Acredita-se que os terapeutas holísticos se conectam com eles assim que veem seu espaço, e existe até uma técnica de Reiki que ajuda.
Com o Reiki, você pode usar uma mandala.
Pegue um pedaço de papel em branco, escreva uma carta, escreva à mão, escreva seu nome, sua data de nascimento e escreva solicitando espaço para o universo para que você possa construir seu espaço de cura.
Onde quiser e como quiser e imagine este espaço. Coloque a carta com o pedido sob a mandala e aplique o Reiki na mandala por 21 dias consecutivos. 99,9% das vezes, em um período de 21 dias, o pedido é bem-sucedido e o local aparecerá para você.
Claro que você não pode esperar, você vai ter que procurá-lo, mas é quase certo que este lugar vai aparecer.
Ter um espaço físico bem localizado é importante, mas o mais importante é você divulgar seu trabalho. Faça sua pesquisa e orçamento para possíveis locais.
Você deve se lembrar de escolher um local com duas salas, uma sala de consulta de terapia e uma sala de espera.
Decoração: em todo o espaço, é comum ver uma série de adereços e itens decorativos que animam e purificam o local, como pedras e cristais, pêndulos, mandalas, baralhos e símbolos.
Use feng shui para fazer a energia fluir corretamente, incenso leve para limpar a energia, recomendamos manter a água fluindo com uma pequena fonte para manter a energia fluindo.
Você também pode aplicar o Baguá na planta baixa do seu espaço de atendimento terapêutico.
Equipamentos: o equipamento necessário para o seu espaço de tratamento dependerá das técnicas naturais, holísticas, complementares e integrativas que utilizar.
É importante ter móveis na recepção, como sofá, mesa de centro ou balcão, na sala de atendimento terapêutico é recomendado uma maca para técnicas de massagem, reiki, cromoterapia, cristaloterapia, duas cadeiras ou um sofá.
Exemplo de terapeuta integrativo em João Pessoa
Há um terapeuta integrativo em João Pessoa muito conhecido, servindo como exemplo de um bom profissional na área.
Enquanto profissional, ele como terapeuta integrativo olha seu paciente como um indivíduo, e como um todo, então a sua proposta é de levar o entendimento e aceitação dos ciclos individuais, com suavidade poupando energia sem adoecer para ter aprendizado.