Como economizar em uma obra

Como economizar em uma obra? Essa é uma pergunta de alta relevância, afinal, economia tem sempre importância quando vamos comprar algo ou construir algo de alto valor agregado.

Para a construção de uma casa, realizar a reforma em um apartamento, dentre outras possibilidades, é necessário um grande investimento monetário. Por conta disso, buscar formas de economizar é uma maneira de reduzir os custos ao final da obra.

Se você está neste cenário no momento, ou vai começar a ver preços para a sua reforma ou construção, veja essas dicas que separamos para te ajudar a economizar da melhor forma possível. Confira!

Continua após a publicidade..

Dicas para economizar na sua obra

Para quem não está acostumado a realizar obras ou até mesmo trabalha na área e está em busca de opções mais em conta para seus projetos, saber as maneiras de economizar é fundamental para começar.

Neste caso, o que você pode optar é:

Não deixe de contratar um arquiteto

Contratar um arquiteto para a sua obra pode parecer até mesmo contra o instinto de quem deseja economizar, certo? Mas, essa deve ser a primeira coisa a ser feita se deseja bons resultados.

Será o arquiteto o responsável para que sua obra saia da planta e fique da maneira de você deseja, com boa qualidade, segurança e, claro, evitando que seja necessário refazer algo – o que irá gerar gastos muito maiores.

Ao investir em um arquiteto, você está se prevenindo e podendo evitar dores de cabeça (e muitos gastos) em um futuro próximo.

O profissional contratado estará presente em várias etapas da construção, ajudando na elaboração do seu projeto, acompanhando o processo para garantir que tudo esteja sendo feito corretamente e de acordo com as regras de segurança e padrões técnicos.

E, além disso, ainda será um excelente ajudante na escolha dos materiais utilizados na obra e também na escolha dos fornecedores – que também ajuda a escolher opções mais em conta.

Faça orçamentos com várias empresas

Não tenha pressa neste momento inicial, afinal, você precisará pesquisar bastante para obter os resultados que deseja aliados à economia na obra.

Fazer vários orçamentos de empresas irá garantir que você possa realizar uma boa comparação entre os preços, assim como entre as condições de pagamentos, tipos de materiais disponíveis e muito mais.

Ao analisar os orçamentos, tente não levar em consideração apenas o preço, afinal, o custo x benefício tem grande importância para a economia à longo prazo. Além disso, os prazos de entrega também podem influenciar no tempo de obra, o que deve ser analisado para evitar gastos com mais dias de trabalho dos profissionais contratados.

Siga o mesmo projeto do começo ao fim

Não tente ficar mudando o projeto inicial após ele ter sido considerado o ideal, afinal, isso poderá resultar em muitos gastos sem necessidade e alterações de coisas que já custaram tempo e dinheiro.

Se o seu intuito é ter uma obra organizada e econômica, pense muito bem nisso e avalie bem o projeto antes de aprovar. Por isso, utilize o tempo que for necessário para definir todos os detalhes antes de dar início às obras.

Evite desperdício de materiais

Em muitos casos, peças e materiais são descartados por não serem utilizados e isso é um grave sinal de desperdício que estará resultando em jogar dinheiro fora.

Se quiser economizar, opte por materiais que sejam mais em conta e que possam ser mais facilmente moldados e reutilizados, se for o caso. Por exemplo, o revestimento de PVC é uma opção de baixo custo no mercado e que pode ser utilizado em vários ambientes.

Mesmo que aconteça de algumas partes da peça serem descartadas, o custo será muito mais baixo por ser um material de valor baixo se comparado a outras opções no mercado.

E, ao realizar o descarte deste material, ele ainda pode ser reciclado em algumas situações, havendo opções sustentáveis.

Invista em materiais econômicos, porém de qualidade

Economia é o nosso foco aqui hoje, por isso, investir em materiais econômicos e que, ainda assim, apresentam boa qualidade é fundamental para bons resultados.

A economia deve ser saudável, ou seja, ela não deve prejudicar a qualidade da sua obra e muito menos a segurança no local.

Uma excelente opção é o tijolo ecológico, sendo um material produzido com vários materiais sustentáveis e, além disso, é uma opção econômica se comparado ao tijolo tradicional.

Outro exemplo é o cimento queimado, que tem feito bastante sucesso nos últimos anos. É uma opção econômica para a sua construção, além de ser conhecido por ser fácil de limpar e o seu estilo apresenta modernidade e elegância.

Compre diretamente com os fornecedores

A compra diretamente com fornecedores é uma forma de economizar, afinal, é uma compra direta e não terá custos de empresas intermediárias. Além disso, é mais fácil conseguir negociar com os fornecedores e ter a garantia de bons produtos com preços baixos.

Siga o cronograma

Por fim, não se esqueça de seguir precisamente o cronograma de obra, afinal, o dia de trabalho é dinheiro sendo investido e, por isso, deve ser usado com sabedoria.

Garanta que os prazos de entregas de materiais e peças estejam alinhados com o cronograma da obra, assim, atrasos podem ser evitados.