Diversidade em uma empresa refere-se a uma equipe composta por pessoas de diferentes gêneros, raças, formações, idades, experiências e visões. Essa diversidade é fundamental para promover mais igualdade, criatividade e inovação na empresa.
A diversidade é o tema mais discutido atualmente, e o assunto atinge também o mundo corporativo. Há um foco crescente em ambientes de trabalho que oferecem mais espaço para pessoas de diferentes culturas e mentes.
Devido aos benefícios alcançados, promover a diversidade na empresa tornou-se uma das prioridades do departamento de RH.
O que é a diversidade?
Uma equipe diversificada pode ser entendida como uma equipe de pessoas de diferentes origens, gêneros, raças, experiências e visões de mundo. A diversidade, principalmente em pensamentos e percepções, abre as portas para múltiplas possibilidades de resolução de problemas e execução de tarefas.
Investir na diversidade de uma empresa traz muitas vantagens, resulta em melhor gestão de riscos, abre oportunidades de inovação e aumenta as conexões com novos públicos formados por diferentes grupos de afinidade.
O modelo de uma empresa diversificada contribui para a marca do empregador ao construir uma empresa imparcial que oferece um espaço diferente para todos.
Além disso, ajuda a criar um clima organizacional mais propício ao desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores. Ao analisar os grupos de afinidade, pode-se identificar a diversidade de empresas. Quando o RH olha para as minorias, pode-se ter uma noção se uma empresa já adota a diversidade e sua valorização.
É importante lembrar que essa diversidade só acontecerá verdadeiramente quando as pessoas acreditarem que experiências diferentes trarão mais riqueza ao ambiente de trabalho e, assim, contribuirão significativamente para alcançar resultados de alta qualidade.
Quais os grupos de afinidade mais conhecidos?
Grupos de Afinidade Cultural, Étnica e Racial: compostos por negros, grupos de diferentes países e falantes de diferentes línguas, imigrantes, indígenas ou povos que diferem da cultura/religião dominante da cidade, estado ou país.
Grupos de Afinidade Sexual, Gênero e Identidade: compostos por pessoas transgênero, membros da comunidade LGBTQIA+, indivíduos não binários entre outros.
Grupos de Afinidade Social: grupos femininos (cis e trans), pessoas com algum tipo de deficiência, idosos, mães e pais, etc.
Como falar sobre diversidade nas empresas?
Faça um diagnóstico claro dos funcionários da sua empresa e entenda como ela é composta. Tente entender o que levou à contratação dessas pessoas e o que você pode fazer para aumentar a diversidade em sua equipe.
Pergunte a si mesmo se a cultura da sua empresa valoriza a diversidade ou está sempre procurando o mesmo tipo de profissional, e ainda se ela abre espaço para inovação e inclusão de valores.
É interessante olhar para esses dados, e até mesmo fazer uma pesquisa de clima organizacional para saber se existe algum sentimento de exclusão entre determinados grupos no ambiente corporativo.
Procurar candidatos com a mesma formação ou em um grupo de perfil limitado torna a empresa completamente homogênea, sem nenhuma perspectiva de mudança.
Além disso, alguns critérios podem passar despercebidos e afetar diretamente a seleção de candidatos – isso é o que chamamos de viés inconsciente.
É preciso investir na comunicação
Esse apoio à diversidade vem, não apenas dos valores da empresa, mas também do comportamento de seus colaboradores. Desenvolver comunicações internas que valorizem o respeito às diferenças é necessário. Portanto, de vez em quando é preciso de treinamentos de conscientização para ajudar os colaboradores a criarem empatia com o próximo.
Os esforços para acolher os colaboradores são importantes, e essa iniciativa deve partir da organização. Ao trabalhar com a diversidade da sua empresa, acredita-se que a construção de uma sociedade mais inclusiva reflete a preocupação com o antipreconceito.
Certamente que ainda há muito trabalho a ser feito, mas o primeiro passo para uma realidade melhor é aceitar mais as diferenças no ambiente de trabalho.
Pratique a diversidade
Uma das afirmações que muitas vezes é considerada uma ação de sucesso em uma empresa é colocar a mão na massa.
Estabeleça comitês de diversidade, que são grupos de afinidade que se reúnem e dão mais voz aos funcionários na empresa.
A partir de reuniões, debates e pesquisas, os colaboradores que participam dos comitês de diversidade podem ajudar o RH a identificar cenários e desenvolver estratégias para a implementação da diversidade.
Mude também as políticas internas da empresa, pois determinar as diretrizes internas da empresa relacionadas à diversidade é importante para estabelecer metas e auxiliar na cultura organizacional. Caso seja preciso, contrate alguma empresa para aumentar a diversidade na sua organização.
A Impulso Beta – Consultoria de Gestão de Mudança em Diversidade é uma ótima empresa que implementa soluções de Gestão de Mudança, Estratégia e Treinamento e Desenvolvimento em Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) que conversam com todos os públicos de empresas de diversos setores e perfis.
Acredita-se que as pessoas precisam aprender novos conceitos, posturas e práticas para que sejam capazes de gerar ambientes mais diversos e inclusivos.