Os brindes personalizados são um produto que aparece em quase todos os aniversários, chá de bebê ou casamento, e é o mimo que os convidados recebem no final da festa.
Existem muitas opções de produtos que podem ser fabricados e vendidos, são altamente rentáveis e não são difíceis de vender porque a demanda é muito alta.
Vale a pena trabalhar com brindes para festas?
Os brindes personalizados são muito lucrativos e estão em alta demanda, então a resposta é sim, vale muito a pena.
Mas para isso, você precisa saber por onde começar, escolher o que quer fazer, saber precificar, anunciar e alguns macetes para obter bons resultados imediatos nesse negócio.
Escolha o nicho de mercado em que deseja trabalhar
Um nicho é um grupo menor em um setor que possui necessidades e interesses específicos no mercado em que você deseja trabalhar.
No mercado de brindes para festas, existem basicamente 4 segmentos, ou seja, 4 grupos de consumidores interessados em brindes para um determinado tipo de festa:
- Maternidade e Chá de bebê: gestantes, mães e avós;
- Festa infantil: mãe ou pai de crianças pequenas;
- Casamento: noiva, dama de honra ou recém-casados;
- Presentes corporativos: homens e mulheres em ambiente de negócios.
Estas são apenas algumas ideias, para avaliar adequadamente seus consumidores, você tem que ter uma visão mais ampla do seu público-alvo, pesquise e defina sua persona.
Você pode oferecer produtos para vários nichos ou, até mesmo, todos eles se quiser, não tem problema, só não caia na ilusão de querer fazer tudo de uma vez, pois isso irá atrapalhar bastante.
Analise os perfis de cada nicho para ver quais produtos eles mais desejam comprar e foque neles até fornecer aos seus clientes produtos de qualidade e uma ótima experiência de compra.
Tipos de brindes que você pode produzir
Entre os tipos de brindes, independente do nicho, existem 3 categorias que você deve conhecer:
- Brindes decorativos: caixas de papelão, adesivos, imãs de geladeira, assadeiras, flores de papel ou tecido, porta-retratos, quadrinhos, tubos, em todas as formas e tamanhos;
- Brindes comestíveis: marshmallows, algodão doce, pães de mel, bem casados, bolos de pote, chocolates, geleias, brigadeiros e diversos doces personalizados;
- Brindes utilizáveis: chaveiros, sabonetes, copos personalizados, bonés e camisetas personalizadas, canecas, loções, marcadores, cadernos e bloquinhos de anotação, aromatizadores de ambiente, chinelos, almofadas, cofrinhos, entre outras opções.
Você pode se identificar com uma variedade de produtos e começar a produzir e vender.
Planejamento
Não é preciso muito para começar, mas você deve planejar o futuro do seu negócio, pois levou em consideração os custos envolvidos, espaço para execução da obra, matéria-prima, fornecedores, publicidade e tudo mais.
A dica é não ficar paralisado esperando o momento e as condições perfeitas para começar, escolha alguns produtos em um dos nichos que mais te interessam, use os equipamentos que você já tem em casa e cresça.
Não se esqueça de ter seu local de trabalho pronto, aquele cantinho da casa para produzir seus pedidos e organizar seu trabalho diário para dar conta de tudo.
Trabalhar em casa pode ter muitos aspectos positivos, como flexibilidade de horário, poder coordenar as tarefas domésticas e estar mais perto de sua família, mas se você não for organizado, um ou outro não é uma boa opção.
Quais equipamentos e materiais são necessários?
- Computador: você precisará de pelo menos um computador para personalizar seus pedidos, divulgar seus produtos na internet, conversar com seus clientes e fazer cursos online para aprender coisas novas e se aprimorar;
- Impressora: você pode trabalhar com gráficas ou com outros pequenos empreendedores para imprimir suas personalizações, mas o ideal é ter sua própria impressora para facilitar e agilizar seu trabalho;
- Tesouras e/ou cortadores: existe um ótimo cortador que faz várias opções de customização e crafting chamado Silhouette, mas é perfeitamente possível começar a usar tesouras e alguns cortadores de papel que você encontra em papelarias;
- Papel: existem alguns papéis que são mais usados na papelaria personalizada e nas festas personalizadas, como o Papel Fotográfico Adesivo Glossy 130g, Papel Fotográfico Glossy 180g, o Papel Fotográfico Matte 180g e o Vinil Adesivo Imprimível Leitoso 150g.
Pesquise com antecedência o papel e outras matérias-primas necessárias para o produto que você vai fabricar, esses exemplos são apenas uma noção para produzir adesivos e alguns produtos de papelaria personalizados para diversos brindes.
Como promover e fazer sua primeira venda
Existem várias formas e estratégias para divulgar o seu negócio, mas sem dúvida, as duas que são as melhores e que sustentam o negócio são:
- a internet;
- os depoimentos de clientes, o famoso boca a boca.
Vale ressaltar que não há dúvida de que quando você começa a entregar os pedidos com a mais alta qualidade e fideliza os seus clientes, o negócio começa a pegar, os resultados começam a melhorar e eles te recomendam para os amigos e conhecidos.
Esta é a melhor divulgação que existe, então, capriche e aproveite ao máximo cada produto, assim, o retorno será inevitável e bem satisfatório.