Aprenda algumas técnicas para sua empresa nunca mais ficar abaixo da meta!
O controle de vendas vai muito além de uma planilha com os produtos que foram vendidos e o valor que foi arrecadado. As empresas atualmente, principalmente as de varejo, precisam se reinventar quanto ao gerenciamento do seu negócio.
Com o mercado se tornando mais globalizado a cada dia, disputar com incontáveis marcas que existem não é tarefa fácil. Ter controle financeiro ajuda tanto na loja do bairro que vende artigos de cozinha quanto na loja do shopping que vende sofás. Sem um controle, nenhuma das duas conseguirá sucesso.
Justamente, por este motivo, ter um controle de vendas bem planejado e aplicado é estratégico e promete aumentar a produtividade das empresas. Para isso, além de boas práticas é interessante contar com soluções tecnológicas para o negócio. Confira essas e outras dicas a seguir!
Por que fazer um controle de vendas do seu negócio?
O controle de vendas está muito além de anotações e sistemas de armazenamento de dados financeiros. Se o mundo consumidor está quebrando barreiras, o gerenciamento das vendas também precisa acompanhar.
Trabalhar com o controle de vendas atualmente está relacionado desde o momento de prospecção do cliente, realizado pela equipe de marketing, a organização de estoque e o pós-venda. Para isso, é importante ter a integração de todos esses setores para otimizar a comunicação e agilizar processos.
Uma empresa desorganizada e com dificuldades de acompanhar as atividades dentre as diversas equipes profissionais pode perder clientes e prejudicar a sua saúde financeira.
7 Atividades importantes no controle de vendas
Para conseguir manter um controle de vendas organizado e funcional é preciso adotar algumas sugestões de atividades. São pontos simples e que apresentam resultados positivos para as marcas que os adotam.
Selecionamos sete atividades que são válidas para quem busca aperfeiçoar o controle de vendas da empresa e aumentar a lucratividade da marca. Confira!
Registro de informações das vendas
As informações que sua empresa capta a respeito do cliente são fundamentais para garantir uma tomada de decisão assertiva e bem feita. Registrar todos os dados possíveis do dia a dia é muito importante para um controle de vendas de sucesso.
Quando falamos sobre o registro, estamos nos referindo à notas fiscais, dados pessoais fornecidos pelo cliente (CPF, nome, e-mail, etc), forma de pagamento escolhida no momento da compra, e tipo de item que agrada ao cliente.
Com esses dados, é possível traçar perfis precisos de compra e personalizar o atendimento dos clientes com promoções objetivas, descontos em segunda compra e campanhas sazonais – além de servir como base de dados para o marketing e para os relatórios finais. Atualmente, traçar estratégias às cegas não funciona.
Planejamento de metas e objetivos
Ao traçar um planejamento bem direcionado, é possível levar a empresa para patamares nunca antes atingidos. Independente do tamanho do seu negócio, é importante saber com quais metas e objetivos sua equipe irá trabalhar.
Desde a padaria do bairro, que estipula uma meta de vendas de cem pães por dia até uma grande marca do ramo industrial que fatura bilhões: os objetivos precisam existir. Portanto, para um controle financeiro, trabalhe com planejamentos elaborados por diversas equipes e crie um norte para toda a empresa.
Acompanhamento e gerenciamento da equipe de vendas
Apesar de ser um conjunto de equipes com objetivos próprios, o funil leva o cliente ao final: o atendimento com o vendedor.
Esse profissional é extremamente necessário e sua tarefa é importante para manter a saúde da empresa, e acompanhá-los de perto é a melhor forma de analisar o comportamento do cliente – e dos vendedores.
Entender como a venda ocorre, de onde ela vem e como reage após o consumo é fundamental para garantir maior assertividade nas próximas vendas. Inclusive, com essa prática é possível mensurar o sucesso individual e coletivo, facilitando o controle financeiro.
Organização do fluxo de vendas
Manter a organização do fluxo de vendas auxilia os vendedores e as outras equipes a entenderem em que etapa o cliente está. Para isso, vale a pena construir uma tabela com as fases do cliente e como atuar em cada uma delas.
Dessa forma, é possível personalizar o contato e melhorar o atendimento com o cliente no momento da venda. Para um fluxo eficiente, selecionamos algumas etapas para que você possa aplicar no seu negócio:
- Prospectar: atrair clientes novos;
- Apresentar: apresentar a empresa para os novos clientes a fim de despertar desejo e confiança;
- Oferecer proposta: definir a primeira proposta para o cliente, levando em consideração que ele já está “interessado” em comprar;
- Negociar: momento em que valores são discutidos pelo cliente e vendedor;
- Acompanhar: manter-se próximo durante todo o acompanhando do cliente até à venda;
- Fechamento: o cliente decide efetuar a compra;
- Pós-venda: manter o relacionamento com o cliente após a compra para fidelizá-lo.
Análise do consumidor
Para conseguir manter um controle de vendas eficiente, é imprescindível conhecer seu cliente. Entender seus hábitos de compra e comportamento ajuda a personalizar o atendimento e canais de comunicação.
Dominar essas informações permite o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, como promoções, descontos, programa de pontos e muitos outros benefícios que podem ser aplicados de acordo com o perfil do consumidor.
Para que todas as equipes consigam ter acesso aos dados relevantes do cliente, a dica é utilizar um sistema integrado de qualidade e que consiga realizar essa unificação.
Controle do estoque ativamente
Manter a organização de estoque com o registro de movimentação de entrada e saída de produtos é eficiente, apesar de básico. Muitos empreendedores não sabem a importância de se trabalhar com uma gestão de estoque completa, com o cruzamento de informações de vendas e do comportamento do cliente.
Atuando dessa forma, é possível chegar a conclusões referente ao sucesso de um produto em relação a outro, qual o ciclo do estoque e qual a comunicação deve ser adotada com o fornecedor. Além disso, evita-se prejuízos e gastos inesperados.
Um estoque bem organizado garante o bom funcionamento de toda a empresa.
Monitoramento de resultados
Acompanhar os resultados vai muito além de saber se a empresa está vendendo mais, mas para entender o que está funcionando bem e o que pode melhorar. Para isso, o ideal é utilizar indicadores-chave para essa análise.
As lideranças precisam trabalhar com informações relevantes para tomar decisões assertivas em relação às suas equipes. Dentre os indicadores mais utilizados estão os de vendas, performance e produtividade.
Use a tecnologia para controle de vendas fácil e eficiente
Para colocar em prática todos os pontos que citamos, o mais indicado é utilizar a tecnologia. Com tantos processos burocráticos e detalhados, não raro pode haver erros durante o fluxo de trabalho e gerar prejuízos e insatisfação de clientes.
O sistema ERP, software de gestão empresarial, é a melhor opção para automatizar tarefas e integrar informações de todos os setores da empresa. A gestão se torna fácil, eficiente e altamente assertiva.
Portanto, investir em um sistema ERP de qualidade e que atenda todas as questões da sua empresa faz total diferença na rotina das equipes e nos resultados finais. Segundo um estudo da Gartner realizado pela Capterra, 44% das empresas que possuem até 250 colaboradores no país já utilizam sistemas ERP.
Cuide do que há de melhor na sua empresa!
Entender as necessidades da empresa de forma detalhada é importante para melhorar os resultados e alcançar os objetivos traçados previamente. A tecnologia está à disposição para otimizar as estações de trabalho e chegou para mudar a rotina de qualquer equipe.
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