Como montar um laboratório de análises clínicas de maneira simples?

Esse tipo de negócio atua no setor da saúde e dedica-se às alterações de patologias, deficiências, alterações metabólicas e, com isso, oferecer um tratamento adequado para o paciente.

Os exames são realizados em laboratório por meio da coleta e análise de materiais.

Esta é uma ótima oportunidade para quem está pensando em começar um negócio, pois há acesso a planos privados de bem-estar, e alguns consultórios e clínicas médicas podem ser organizados.

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Mercado de trabalho atual

O setor de saúde é um dos que mais cresce no Brasil e investir em laboratórios de análises clínicas costuma ser uma boa estratégia, tanto para sistemas públicos quanto privados.

Deve-se notar, no entanto, que o crescimento do setor público muitas vezes não é proporcional ao crescimento da demanda, o que tem levado o setor privado a se tornar um local cada vez mais favorável ao investimento.

Hoje, estima-se que os programas de bem-estar tenham milhões de usuários, o que significa um enorme público potencial para aqueles que desejam fazê-lo no laboratório.

Além disso, é um ramo que não é afetado pela sazonalidade. As vendas costumam ser relativamente estáveis ​​ao longo do ano por se tratar de um serviço essencial.

Como começar a construir um laboratório?

Primeiro, é preciso ter um conceito básico de gestão e planejamento, pois é uma empresa como qualquer outra.

Para mensurar os lucros de forma correta e evitar problemas com o Fisco, é primordial trabalhar com recursos de gestão e, ainda, estar regularizado com a legislação vigente.

O procedimento para abrir um laboratório pode variar de acordo com a cidade e o estado. No entanto, confira alguns passos para iniciar um negócio:

  • Consultar as RDC’s da ANVISA para legislação exigida pelo órgão;
  • Escolher um endereço e perguntar à Prefeitura se é permitido e viável a instalação de um laboratório no local (consulte a RDC n°50/2002 para condições de espaço físico) – uma vez escolhido o local, você precisará de autorização para montar o estabelecimento ;
  • Elaborar o contrato social da empresa e registrá-lo na Comissão Estadual de Comércio;
  • Solicitar a inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal por meio do Documento Básico de Entrada (DBE);
  • Obter um alvará de saúde – para isso, verifique com a vigilância sanitária municipal de sua cidade os documentos e procedimentos necessários;
  • Ter alvará municipal para operar – portanto, providencie para que a empresa seja cadastrada na prefeitura e licenciada no órgão ambiental municipal;
  • Estar cadastrado na instituição coletiva, neste caso, no Conselho Regional de Biomedicina;
  • Providenciar documentos e programas das áreas trabalhistas e previdenciárias;
  • Cadastrar seu laboratório junto ao plano de saúde e hospital da cidade e região e, se possível, ao SUS para firmar parcerias e garantir a divulgação – consulte a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a secretaria de saúde do município em sua área;
  • Possuir um sistema para laboratório.

Qual é a estrutura mínima necessária?

A estrutura física, na verdade, representa a maior parcela do investimento inicial e deve ser cuidadosamente planejada para atender às normas e ser confortável para o paciente. Aqui, estão algumas condições obrigatórias:

  • sala de espera e cadastro de pacientes;
  • banheiros de clientes e funcionários (separados);
  • depósito de material de limpeza;
  • copo;
  • sala administrativa;
  • paredes brancas ou em tons neutros, luzes fortes e ventilação;
  • despensa;
  • área de classificação e distribuição de amostras;
  • sala de preparação de reagentes;
  • sala de preparação de soluções;
  • sala de extração de ácidos nucleicos;
  • sala de PCR;
  • sala de revelação de gel;
  • laboratório de apoio à UTI;
  • laboratório de emergência;
  • antecâmaras de paramentação.

Portanto, é necessário verificar se o local escolhido oferece a infraestrutura necessária para todos esses dispositivos, antes de solicitar a autorização à prefeitura.

Se for o caso, o melhor é pensar em uma alternativa, pois o município pode não autorizar a operação.

Como contratar profissionais qualificados?

Uma dúvida comum para quem quer abrir um laboratório de análises clínicas é a contratação de pessoal.

Para o bom funcionamento das instalações são necessários atendentes, auxiliares de laboratório, técnicos de laboratório, auxiliares administrativos e supervisores.

Especialmente para cargos que envolvam atividades relacionadas ao setor da saúde, é importante exigir certificados de formação e consultar sempre a experiência profissional anterior.

Além disso, para garantir que a qualidade seja mantida, é importante que todos tenham clareza sobre as diretrizes de trabalho. A oferta regular de treinamentos e palestras também é garantia de que seus profissionais estejam sempre atualizados e alinhados com as expectativas da empresa.

Fazendo um bom trabalho na gestão de laboratórios

Outro problema comum envolve o gerenciamento do laboratório. Muitas vezes, os proprietários se concentram demais em questões relacionadas à saúde e acabam ignorando a parte de gestão, o que também tem grande impacto no sucesso do negócio.

Além de melhorar a produtividade e a imagem da sua empresa, ter um software de gestão especializado e delegar funções de gestão é uma ótima forma de manter seu negócio saudável financeiramente.

Fundada em 1967, a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) é uma organização profissional científica sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento da profissão de análise clínica, seus profissionais e laboratórios clínicos.