O começo de um novo ano é uma oportunidade para planejar e tomar algumas iniciativas que nos permitirão poupar dinheiro, realizar as nossas metas financeiras , assegurar um futuro saudável e evitar cometer erros contábeis. A redução do endividamento é fundamental para alcançar vários objetivos importantes, como a realização de investimentos lucrativos, a compra de bens duráveis e a criação de uma reserva de emergência financeira.
No entanto, não percebemos que pagamentos recorrentes como contas de serviços públicos e tarifas de cartão de crédito podem consumir uma grande parte do nosso orçamento mensal. Por isso, para alcançar as suas metas financeiras, é importante manter um orçamento e descobrir quais são as principais contas a pagar no início do ano.
Mantenha um orçamento
Manter um orçamento detalhado pode ajudá-lo a ter um melhor controle das suas finanças. Com ele, você poderá verificar quais são as suas despesas mensais, como serviços públicos, taxas bancárias, financiamentos, etc. Além disso, também pode comparar os seus gastos com os seus rendimentos para identificar se tem algum saldo positivo e, assim, economizar para atingir as suas metas financeiras a longo prazo.
Procure o acompanhamento de um profissional contábil
Muitas vezes vale a pena contar com a ajuda de um contador, independentemente se você é pessoa física ou jurídica, pois o acompanhamento do profissional pode evitar grandes dores de cabeça no futuro.
Além disso, crie um calendário de pagamentos para não perder nenhuma data importante. Reúna todas as suas contas mensais numa folha de papel ou numa tabela informática e marque-as em dias específicos para que o cronograma seja o mais preciso possível. Ademais, verificar as suas contas a pagar periodicamente é uma boa maneira de garantir que você esteja dentro do orçamento.
Contas básicas
Como você já deve ter percebido, as contas básicas são aquelas que vão recorrer todos os meses sem exceção. Confira algumas das contas básicas mais comuns!
Aluguel
Se você for um locatário, terá de pagar o seu aluguel que diz respeito à sua moradia. Se você for proprietário, terá de pagar o empréstimo hipotecário.
Energia elétrica
Pagar a sua conta de energia elétrica é uma despesa necessária.
Gás
Se optar por aquecer a sua casa com gás, terá de pagar a conta mensal.
Água
A conta de água é o valor que cobre a utilização de água e tratamento de esgoto.
TV
Se você tiver televisão a cabo, terá de pagar a conta mensal que cobre a programação.
Telefone
Se você tiver um plano de celular, terá de reembolsar o crédito usado mensalmente.
Seguros
Além de pagar o seguro de automóvel, de casa ou de saúde, você terá de pagar as suas contas de seguros opcionais.
Outras contas
Além das contas básicas acima, também terá outras contas que terá de pagar mensalmente, dependendo das suas necessidades e dos seus hobbies. Estas incluem, mas não estão limitadas a:
- Financiamentos: se você tiver algum financiamento, terá de pagar uma taxa mensal;
- Assinaturas: se você subscrever algum serviço, terá de pagar o valor correspondente;
- Refeições: caso você escolha comer fora, terá de reembolsar as despesas mensais;
- Entretenimento: ao investir em entretenimento, como compra de filmes, jogos ou visitas ao cinema, terá de gastar dinheiro com isso;
- Taxas financeiras: se usar o cartão de crédito, terá de pagar uma taxa financeira mensal;
- Educação: caso tenha filhos, terá de assegurar que eles recebam a educação de que necessitam;
- Conta corrente: para manter uma conta corrente, terá de pagar uma tarifa mensal;
- Empréstimos: se você tiver algum empréstimo, terá de pagar parcelas todos os meses, até sua liquidação.
Conclusão
Com este artigo, pretendemos esclarecer qual o montante estimado das suas contas a pagar no início de cada ano. Mantenha sempre um orçamento detalhado e atualizado para manter as finanças domésticas sob controle e alcançar os seus objetivos financeiros.
Ao manter o foco nas suas despesas mensais e em como economizar mais, você conseguirá poupar dinheiro e investir nos seus projetos de forma inteligente. Lembre-se de que o dinheiro não é a única forma de medir a felicidade, mas ajuda a tornar a vida mais fácil e segura.
Portanto, comece a poupar já e desenvolva bons hábitos financeiros!