Como tirar cheiro de mofo do guarda-roupa?

Continua após a publicidade..

Muitas pessoas enfrentam problemas com mofo em seus guarda-roupas, ver que o mofo está se espalhando por não roupas e móveis não é nada agradável. Esses microorganismos se proliferam com umidade em excesso e a carência de luz. 

Esse tipo de problema pode surgir quando o móvel fica encostado contra paredes úmidas ou que esteja encostado em uma parede de um cômodo que tenha esse aspecto.  

As casas de praia sofrem bastante com esse tipo de problema, já que são perfeitas para a proliferação desses bichinhos indesejáveis, por conta da maresia a umidade do ar acaba que tomando conta do imóvel, como os armários são pouco ventilados e escuros, acabam se tornando a casa perfeita para esses microorganismos.

Continua após a publicidade..

Para que você possa resolver esse problema de vez em sua casa, é preciso levar 3 coisas em consideração, a primeira é fazer a análise da casa como um todo e descobrir o porquê de estar surgindo mofo, o segundo passo é tratar a fonte desse mofo e por último procure soluções para evitar que apareça novamente os bichinhos. 

Seja um guarda roupa de casal ou de solteiro, eles aparecem sem aviso prévio e quando o problema já está muito grande, pode ser necessário a ajuda de um profissional, já que as dicas caseiras podem não funcionar, por exemplo, se for alguma infiltração da casa, é preciso chamar um encanador, só assim você não terá mais mofo em sua residência. 

Além do aspecto feio que fica na parede, o mofo também traz um cheiro não muito agradável e ao ficar inalando esse cheiro por muito tempo, é possível que a pessoa tenha problemas respiratórios, como pneumonia fúngica ou sinusite fúngica.

Existem também outras doenças que podem ser desencadeadas, que são asma alérgica, rinite alérgica, sinusite fúngica, aspergilose broncopulmonar alérgica, micose broncopulmonar alérgica e alergias.

Há alguns sintomas que podem fazer com que você identifique se está com alergia ao mofo, como, por exemplo.

  • Espirros frequentemente;
  • Coriza e congestões nasais;
  • Tosse;
  • Coceira na garganta frequente;
  • Chiado no peito;
  • Irritação nos olhos;
  • E caso a pessoa tenha asma, ela pode ter falta de ar.

Então se você quer ter uma família saudável, longe de doenças respiratórias que podem se agravar se não cuidadas, leve esse problema a sério e trate o mofo existente em sua casa. 

Se você deseja saber mais informações sobre o mofo e como combater o mofo do seu guarda-roupa, fique até o final desta leitura e fique livre desses bichinhos indesejáveis.

Como conseguir tirar o mofo do guarda-roupa?

Como mencionamos acima, antes de ver se o problema do mofo está dentro do guarda-roupa, investigue ao redor e atrás do móvel e veja se não há nenhuma infiltração. 

Esse tipo de problema é bem comum e precisam ser reparadas para não acontecer mais. Nesses casos chame um profissional, ele saberá conter o vazamento.

O mofo também pode se espalhar superficialmente, nesses casos é preciso apenas melhorar a qualidade do ar do local, esse processo é necessário ser feito em todos os ambientes da casa, mesmo que sejam pouco usados. 

Para conseguir retirar o mofo de dentro ou de trás do guarda-roupa siga os seguintes passos abaixo.

  • Caso o local esteja com mofo, use uma toalha descartável ou papel toalha, para evitar que outros locais sejam atingidos;
  • Para fazer a limpeza utilize álcool ou lustra-móvel;
  • Depois de limpar o armário, com a ajuda de um secador em temperatura baixa, assim deixará o local bem seco.

Seguindo esses passos você vai conseguir retirar o mofo superficial de dentro da parte de trás do seu guarda-roupa. 

Saiba como tirar o cheiro de mofo do armário

Muitos têm o costume de colocar sabonetes no guarda-roupa, para deixar o local cheiroso, mas isso pode não ser uma boa ideia, pois o sabonete traz umidade para o local, além disso, ele também pode manchar as roupas.

Então, para que seu armário fique sempre cheiroso ao invés de colocar sabonetes, pingue algumas gotinhas de uma essência que goste um recipiente com bicarbonato de sódio, depois coloque suas gavetas, prateleiras, na sala ou onde preferir. 

Como evitar que o mofo apareça

Agora que já aprendeu como retirar o mofo, vamos te ensinar a como prevenir que ele apareça novamente e o primeiro passo é guardar somente peças de roupas limpas. Tenha muito cuidado na hora de guardar os itens de couro, como sapatos, cintos, bolsas e casacos, prefira guardar em locais mais específicos para esse tecido. 

Sempre torque o ar do local, para que o mofo surja novamente, fique ligado nas demais coisas. 

  • Renove o ar diariamente;
  • Faça uma limpeza semanalmente no local;
  • E pelo menos uma limpeza anual no guarda-roupa.

Alguns arquitetos recomendam a impermeabilização para não ter mais problemas com infiltração, se a impermeabilização for feita de maneira correta, ela pode durar até 25 anos, ou seja, é muita qualidade de vida a longo prazo. Essa é uma forma de garantir que a casa fique livre de mofos.