Com a tecnologia atual é muito mais fácil de se realizar todas as tarefas do dia a dia de uma empresa, afinal de contas, um dos principais objetivos da tecnologia é este, auxiliar em diversas atividades sejam elas pessoais ou profissionais.
São centenas de aplicações nos dias de hoje que quando incrementadas com avanços passaram a ser mais simples, rápidas e ganharam muito mais praticidade e até mesmo funcionalidades.
Basta pensar nas funcionalidades e gerenciamento de dados, há pouco tempo atrás, todas as informações eram registradas e armazenadas manualmente, no formato de papéis, o que apesar de ser um enorme avanço, possuía muito mais desafios do que funcionalidades, imagine a visualização de causa e efeito sendo feita com base em informações que estão em uma pilha de documentos, é nem um pouco prático e muito demorado.
Porém, este modelo logo foi substituído pelos softwares de gestão, sendo o mais popular o Microsoft Excel, que proporciona uma gestão e visualização de dados rápida além de armazenar tudo em um banco de dados seguro.
O excel representou por muito tempo uma grande revolução, com suas funcionalidades de códigos, planilhas, gráficos, cruzamento e visualização de dados que só podiam ser gerados por um computador.
E como é de costume da tecnologia em pouco tempo ela sempre tende a encontrar novas formas de realizar mais rápido e melhor cada uma das tarefas, e assim foi com o excel, que agora possui um “concorrente”, o Power BI Desktop.
O Power Bi possui algumas diferenças, e é exatamente isso que o faz ser indispensável para qualquer pessoa ou empresa que busca fazer um gerenciamento preciso de dados, o novo programa surgiu em 2015 e faz muito mais do que simplesmente armazenar e organizar as informações, o “BI” vem de “business Intelligence” ou seja, inteligência de negócio, o que mostra muito bem a sua principal função.
Dentro de suas inúmeras funcionalidades e aplicações, ele possui a capacidade de se conectar com diversas fontes de informações para extrair, organizar, tratar, distribuir e principalmente informar dados.
Com isso, o seu foco é orientar a gerência de uma empresa para que todas as informações e decisões sejam tomadas de forma pensada e analisada, ou seja, com fundamentos sólidos e baseados nos dados que o programa tem acesso.
A sua funcionalidade é tamanha, que grande parte das empresas e gestores podem ser auxiliados e até mesmo substituídos por este programa facilitador, fechamento diário, mensal e semanal, cálculos de investimentos e retorno, balanço geral da empresa tudo isso pode ser feito pelo programa.
Os dados e inteligência de negócios são alguns dos assuntos que mais estão em alta, com diversas empresas competindo para possuir um profissional experiente e que saiba como fazer o uso das informações já existentes para estabelecer ações e atitudes que melhorem todo a corporação.
Em outras palavras, o mercado está muito carente de profissionais que saibam como fazer o uso do Power BI de forma efetiva, não só aplicar fórmulas, mas analisar e extrair atitudes corretas com base nas informações, o analista de dados.
Criar conta Power BI
Com todas essas funcionalidades e essa ótima oportunidade de carreira, é comum ficar muito interessado em todo este mundo, mas para conquistar tudo isso é preciso antes de mais nada passar pelo Power BI.
Uma ferramenta que carrega a marca de ser revolucionária, mudando completamente todo o cenário e as formas de se gerenciar e visualizar uma empresa com toda certeza é muito visada, sendo assim, as contas em PBI possuem algumas diferenças, principalmente quando utilizamos os planos pagos ou gratuitos.
Antes de mais nada, sim, é possível utilizar a plataforma de forma completamente gratuita, apenas criando a sua conta, com todas as funcionalidades tradicionais do software.
Mas com uma conta free, porém, os dados e informações ficaram no banco de dados da Microsoft, ou seja, online e disponíveis para pessoas externas que tenham o link de acesso consiga visualizar todas as suas informações.
Há uma frase que diz “os dados são o novo petróleo”, com isso em mente, deixar as suas informações de gestão, dados internos do processo da empresa, funcionários e principalmente as informações sobre os seus clientes expostos pode ser um grande problema.
Concorrentes e pessoas mais intencionadas podem muito facilmente acessar, seria como deixar a localização da sua fonte de petróleo exposta para todos.
Como criar conta gratuita no Power BI
A primeira coisa a se fazer para criar a sua conta no Power BI de forma gratuita é se certificar que já possui uma conta na Microsoft, com e-mail próprio de terminação em “@ hotmail.com”.
Após isso, vá para o seu site de buscas que mais usa e pesquise por “office 365” e entre na página oficial da Microsoft, e se dirija para o menu superior na aba de “empresa”.
E assine o pacote Office 365 gratuito com as suas informações, e-mail, número e endereço.
Só então, quando estiver dentro do pacote, procure pela aba “empresa” e acesse a plataforma para fazer seus dashboards e gráficos.