Construções sustentáveis: uma tendência para o futuro

Continua após a publicidade..

A sustentabilidade é uma área que requer cada vez mais atenção, e nessa busca por soluções que sejam mais responsáveis ambientalmente, assim como economicamente, as construções sustentáveis se tornam uma grande tendência e que será crucial para o nosso futuro.

Com o crescimento da conscientização sobre os impactos ambientais que a construção civil gera, adotar práticas sustentáveis acabou se tornando uma das grandes prioridades – principalmente entre governos e profissionais da área de construção, mas também dos consumidores.

A seguir, vamos entender mais um pouco sobre a importância que a construção sustentável possui, práticas que podem ser implementadas para garantir uma produção mais sustentável, dentre outros pontos fundamentais. Confira!

Continua após a publicidade..

A importância da sustentabilidade na construção civil

A indústria da construção civil ficou historicamente conhecida por gerar uma pegada ambiental significativa, principalmente através do consumo de recursos naturais, produção de resíduos e também pela emissão de gases.

Com isso, torna-se crucial a implementação de práticas mais sustentáveis neste setor, sendo indispensável que ocorra uma redução desses impactos negativos e a promoção de um desenvolvimento que seja mais sustentável, havendo um equilíbrio.

Implementação de práticas sustentáveis na indústria da construção

Para adotar práticas mais sustentáveis na indústria da construção civil, é preciso haver uma série de medidas envolvidas no processo – essas que serão para minimizar o consumo de recursos naturais, promover eficiência energética e também reduzir a geração de resíduos.

Neste processo de mudança e novas implementações, é feita a seleção de materiais que sejam mais ecoeficientes, assim como a aplicação de novas técnicas de construção que ajudem na redução do desperdício e maximizem o aproveitamento dos recursos utilizados.

Adoção de práticas sustentáveis entre arquitetos, engenheiros e construtores

É preciso que sejam adotadas práticas sustentáveis por parte de todos, desde arquitetos a engenheiros e construtores. Desse modo, é possível criar um efeito contínuo e amplificado.

Por exemplo, ao adotar princípios de design sustentáveis, desde a primeira fase do projeto, é possível ter edificações preparadas para atender às necessidades de todos sem que isso comprometa o ecossistema.

Incentivos governamentais e certificações ambientais

Além do papel dos profissionais da área de construção civil, também é preciso haver incentivos governamentais e certificações ambientais, para que essas práticas sustentáveis sejam cada vez mais adotadas.

Por exemplo, podem haver subsídios fiscais ou linhas de crédito específicas para projetos que sejam sustentáveis.

Já as certificações ambientais, são cada vez mais consideradas um padrão de excelência nas construções sustentáveis, o que ajuda a promover valorização e reconhecimento àqueles empreendimentos que optarem por medidas sustentáveis.

O papel do drywall na construção sustentável

O drywall conta com um papel importante na construção sustentável, afinal, ele é produzido a partir de materiais recicláveis, por exemplo: gesso, papelão, etc.

Sendo uma opção que pensa no meio ambiente, o drywall possui diversos benefícios ambientais e é um dos grandes responsáveis, na construção civil, por ajudar na redução do impacto ambiental dessas construções.

Benefícios ambientais do drywall

Além da questão de ter sido feito a partir de materiais recicláveis, o drywall ainda conta com um processo de fabricação que irá utilizar menos recursos naturais do que outros materiais disponíveis no mercado – como o concreto e o tijolo, por exemplo.

Ele ainda é uma opção mais leve, o que facilita o transporte de materiais, além de gerar menos emissão de gases.

Eficiência energética

Uma vantagem que também é relevante citar é a eficiência energética do drywall. Sendo um material isolante que ajuda a manter a temperatura no ambiente, é possível reduzir o consumo de sistemas de aquecimento e refrigeração.

Além de ser uma economia de energia interessante para o lado financeiro, ajuda também de um modo sustentável.

Inovações em drywall para construções sustentáveis

Por fim, temos as inovações em drywall para construções sustentáveis, algo que vem crescendo a cada dia com os avanços tecnológicos.

Através da tecnologia, as inovações em drywall crescem e conseguem focar cada vez mais na sustentabilidade, assim como em seu desempenho.

Neste processo, inclui-se o desenvolvimento de placas mais resistentes, além de materiais reciclados estando cada vez mais presentes na composição dessas peças.

Quanto mais houver avanços nesta área, maiores as chances do drywall ser uma das melhores opções pensadas no meio ambiente.