Uma investigação da Delegacia de Estelionatos de Maceió (AL) revela que influenciadores têm acesso a uma versão diferente do game, na qual é possível ganhar com facilidade, para atrair novos jogadores.
Atração pelo Visual e Promessas Falsas
Um visual colorido e traços infantis. Essas são algumas das características do “Jogo do Tigrinho“. Na internet, influenciadores prometem prêmios em valores altos para quem começa a jogar. Porém, autoridades afirmam que é ilusão, mas muitas pessoas pelo Brasil estão caindo nessa. A brincadeira baseia-se em formar uma combinação de figuras iguais, como um caça-níquel, mas online.
Para fisgar as pessoas, influenciadores fazem propagandas fraudulentas do joguinho clandestino nas redes sociais. Um exemplo é a blogueira Paulinha Ferreira, que sempre ganhava e mostrava isso aos seguidores, mas a polícia “matou a charada”.
Contas Demo: A Armadilha
A Delegacia de Estelionatos de Maceió (AL) teve acesso a uma conta demo, usada por influenciadores para mostrar como é fácil ganhar esse jogo. Ao usá-la, o usuário rapidamente ganha R$ 500 ou mais. É através desse recurso que os influenciadores ganham e comemoram nas redes. Quem vê se sente motivado, mas quando jogam de fato, nada disso acontece.
“Eles influenciaram muitas pessoas com essa informação falsa, sem informar que se tratava de uma conta só de demonstração”, afirma Eduardo Mero, delegado-geral adjunto da Polícia Civil de Alagoas. Durante a investigação, a polícia encontrou conversas entre influenciadores, agenciadores e plataformas, além de planilhas que demonstravam como se dava esse acerto.
Ganhos Ilusórios e Ostentação
Pessoas que até um passado recente não tinham patrimônio, de repente se tornaram milionárias, com recursos provenientes desse jogo, afirma o delegado-geral. Paulinha Ferreira, por exemplo, ostentava carros importados e contava que tudo tinha sido comprado com o dinheiro ganho no jogo. Nesta semana, vários desses veículos foram apreendidos.
Para o delegado de estelionatos de Maceió, Paulinha faz parte de uma organização criminosa junto com outros 11 influenciadores e agentes. Um deles é o marido dela, Ygor Ferreira. Os advogados dos influenciadores afirmam que não há comprovação da prática de conduta criminosa nos autos da investigação.
Impacto nas Vítimas e Ações Policiais
“Quando eu me vi, já estava endividada, a única saída pra mim naquele momento era me desfazer do meu sonho, da minha loja”, lamenta Maria das Graças, que perdeu aproximadamente 200 mil com as apostas. Ela não foi a única, segundo a polícia de Maceió. Empresários perceberam que funcionários estavam passando tempo demais no celular, reduzindo o rendimento no trabalho.
Em São Paulo, 60 pessoas procuraram a polícia por causa do jogo do tigrinho clandestino. São mais de 500 boletins de ocorrência registrados sobre esse tipo de contravenção penal, segundo o delegado da 3ª Delegacia de Investigações Gerais. No estado, cerca de setenta perfis de influenciadores foram bloqueados. Em Maceió, todos os investigados também perderam acesso às redes sociais.
Além da divulgação por meio de influenciadores, convites para o jogo do tigrinho chegam pelo WhatsApp e redes sociais, geralmente a partir de perfis falsos.
É Ilegal?
Os jogos do tigrinho estão hospedados em plataformas clandestinas, não auditáveis e que não seguem regras. É diferente das plataformas legalizadas de apostas, conhecidas como ‘bets’. Algumas também oferecem o jogo, mas estas operam sob regras estabelecidas por leis específicas.
Legislação e Regulação
- Lei 13.756/2018: Regulamentou as apostas esportivas.
- Lei 14.790/2024: Ampliou o alcance da legislação, exigindo que empresas tenham endereço no Brasil, definindo a tributação e incluindo os jogos online. Esta lei está em período de transição, com processo regulatório conduzido pelo Ministério da Fazenda, que termina no fim deste ano e vai estabelecer critérios técnicos e jurídicos para a liberação dos jogos online.
Nota da Associação Nacional de Jogos e Loterias
A Associação Nacional de Jogos e Loterias afirma que casas de apostas sérias no Brasil estão se submetendo ao processo de regulamentação do mercado, com medidas para prevenir vício entre apostadores, por meio da conscientização de que os jogos são para entretenimento, não para enriquecimento. A associação declara que influenciadores que divulgam o “Jogo do Tigrinho” devem seguir regras claras de publicidade responsável. A nota diz que o “Jogo do Tigrinho” pode ser operado por sites de apostas, desde que cumpridos requisitos legais, como informar previamente ao jogador o fator de multiplicação do prêmio em caso de ganho.
Futuro da Regulação dos Jogos Online
O Ministério da Fazenda afirmou que, após estabelecidos critérios técnicos e jurídicos, os jogos deverão ser submetidos à certificação realizada por entidades habilitadas. Jogos que não passarem por essa certificação não poderão ser considerados legais. O período de transição termina no final de 2024, e a partir de janeiro de 2025, apenas sites legais poderão oferecer jogos online certificados, auditáveis e sem manipulações que prejudiquem o apostador.
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