O Corinthians se complicou na Copa Sul-Americana. Na noite de hoje, o Timão recebeu o Peñarol na Neo Química Arena e foi derrotado, por 2 a 0, com gols de Giovanni González e David Terans. Agora, com apenas duas rodadas disputadas, os uruguaios abriram cinco pontos de vantagem para o Alvinegro no Grupo E, onde apenas o primeiro colocado da chave avança para as oitavas de final da competição continental.
A equipe comandada por Vagner Mancini era a favorita no confronto, mas viu o Peñarol se postar com grande aplicação tática em campo e encontrou dificuldades mesmo jogando em casa. Compactos no meio de campo e eficientes nos contra-ataques, os uruguaios se aproveitaram dos erros do Corinthians e conquistaram uma vitória importante na Copa Sul-Americana.
Entenda a situação do Corinthians
Pelo regulamento da Conmebol, apenas o primeiro colocado de cada um dos oito grupos avança para o mata-mata. O Corinthians é o cabeça de chave de um deles, mas já está em apuros. Isto porque, o Peñarol soma seis pontos em duas rodadas e o Timão apenas um. A equipe do Parque São Jorge fechou a segunda rodada na terceira colocação do Grupo E, atrás do River Plate, do Paraguai, que também nesta noite bateu o Sport Huancayo, do Peru. Restam quatro rodadas para todas as equipes da chave.
Desperdício na frente
As primeiras ações de ataque da partida foram do Corinthians. Em uma arrancada de Fagner pela direita, o meia Luan saiu cara a cara com o goleiro Dawson, mas chutou muito longe do gol e desperdiçou uma excelente oportunidade. Antes disso, em outra jogada de Fagner, Léo Natel entrou livre na área e tinha a opção de rolar a bola para Jô finalizar. Na hora do passe, no entanto, o atacante errou e tocou na perna do defensor do Peñarol.
Gol dos uruguaios
O jogo vinha sendo bem disputado, com as duas equipes buscando o gol adversário. Em uma saída precipitada pelo meio de campo, o zagueiro Bruno Méndez perdeu a dividida contra o adversário. Foi a oportunidade perfeita para o Peñarol arrancar em velocidade com Terans no contra-ataque e encontrar a linha de defesa do Corinthians desmontada. O ponta Giovanni González recebeu a bola pela ponta esquerda, invadiu a área e bateu na saída de Cássio.
Cadê o VAR?
O Corinthians reclamou um pênalti no primeiro tempo, mas como não há VAR na primeira fase da Copa Sul-Americana a dúvida permaneceu no ar e a irregularidade dentro da área não foi marcada. O meia Luan pegou o rebote e recebeu a marcação do zagueiro Gary Kagelmacher, que supostamente encostou o bico de sua chuteira no pé do jogador do Timão. O lance foi muito protestado pelo banco de reservas do Alvinegro.
Pintura carbonera
Repetindo o que já havia ocorrido no primeiro tempo, o Peñarol manteve seu esquema de muita marcação no meio de campo. Depois de ganharem a posse da bola, os uruguaios trabalharam a jogada, trocaram passes na frente da defesa do Corinthians e acharam espaço com Piquerez na ponta esquerda. O lateral recebeu o passe em profundidade e cruzou de primeira para Terans entrar na pequena área sem qualquer tipo de marcação e, de barriga, marcar o segundo gol dos carboneros na Neo Química Arena.
Corinthians perde a cabeça e árbitro distribui amarelos
Perdendo em casa e vendo a possibilidade de avançar na Copa Sul-Americana ficar cada vez mais distante, o elenco do Corinthians perdeu a cabeça em campo e passou a bater boca com os uruguaios. Em um só tumulto, o árbitro argentino Facundo Tello amarelou Bruno Méndez, Otero e Cantillo pelos problemas causados com os uruguaios.
Agora é clássico!
No domingo (2), em partida ainda sem horário definido pela Federação Paulista de Futebol, o Corinthians recebe o São Paulo, na Neo Química Arena, em partida válida pela fase de grupos do Campeonato Paulista. Os dois rivais estão classificados para as quartas de final e, por isso, há a possibilidade do técnico Vagner Mancini escalar uma equipe mista repleta de jogadores formados na base.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 0x2 PEÑAROL
Competição: Copa Sul-Americana
Data: 29 de abril de 2021, quinta-feira
Horário: 19h15 (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Assistentes: Cristian Navarro (ARG) e Pablo Gonzalez (ARG)
Cartões amarelos: Fábio Santos, Cantillo, Bruno Méndez, Otero e Gil (Corinthians); Acosta e Gary Kagelmacher (Peñarol)
Cartões vermelhos: –
Gols: Giovanni González, aos 12′ do 1ºT (0-1); David Terans, aos 10′ do 2ºT (0-2)
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Bruno Méndez, Gil e Fábio Santos; Cantillo e Camacho (Ramiro); Léo Natel (Raul Gustavo), Luan (Vitinho) e Otero (Gabriel Pereira); Jô (Cauê). Técnico: Vagner Mancini
PEÑAROL: Kevin Dawson; Juan Acosta (Canobbio), Fabricio Formiliano, Gary Kagelmacher e Joaquin Piquerez; Giovanni González, Jesús Trindade, Walter Gargano e Facundo Torres (Schiappacasse); David Terans (Ceppellini) e Agustín Alvarez Martínez. Técnico: Mauricio Larriera