Falta de Licença PRO Impede Reconhecimento de Fernando Seabra
Fernando Seabra não pode aparecer na súmula como técnico do Cruzeiro por não ter a Licença PRO da Conmebol. Isso fez com que o auxiliar Wesley Carvalho fosse o nome oficial nas transmissões da Copa Sul-Americana.
Na partida desta quinta-feira (15) entre Cruzeiro e Boca Juniors, válida pela ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana, Fernando Seabra não foi reconhecido como técnico do time mineiro nas transmissões. Em seu lugar, o auxiliar Wesley Carvalho apareceu como o comandante da Raposa. A razão para essa situação é a ausência da Licença PRO da Conmebol por parte de Seabra.
Licença PRO da Conmebol: Requisito Fundamental
A Licença PRO da Conmebol é um requisito imprescindível para que um treinador possa assumir a responsabilidade técnica em competições sul-americanas. Sem essa licença, Seabra não tem a permissão oficial para atuar como técnico principal em partidas do torneio. Em função disso, o auxiliar Wesley Carvalho precisou assinar a súmula da partida no estádio La Bombonera, em Buenos Aires.
Durante a primeira fase da Sul-Americana, o auxiliar Moisés havia sido o responsável por preencher o cargo de técnico do Cruzeiro. Seabra, por sua vez, está ciente da necessidade de obter a Licença PRO e planeja iniciar o processo ainda neste mês. Contudo, o curso, que é requisito para a obtenção da licença, só começará em dezembro, quando a atual edição do torneio já estará encerrada.
Desafios na Formação de Seabra
Em uma entrevista, Fernando Seabra explicou que não pôde concluir o curso necessário para a Licença PRO devido ao calendário intenso de sua atuação na base. Ele completou um dos dois módulos do curso da Licença A, requisito para a Licença PRO, mas não conseguiu realizar as aulas presenciais restantes. “Eu não pude, em função do calendário da base, fazer os dias que me restam de aula presencial da Licença A. Eu tenho todos os trabalhos entregues, eram dois módulos, e eu consegui fazer um,” comentou Seabra.
Wesley Carvalho: Novo Auxiliar do Cruzeiro
Wesley Carvalho, que foi o técnico reconhecido nas transmissões, foi contratado pelo Cruzeiro recentemente. Carvalho tem um histórico notável, tendo atuado como treinador principal do Athletico-PR em 2023. Sob sua liderança, o time alcançou 11 vitórias, 13 empates e 9 derrotas em 33 partidas, terminando a Série A do Campeonato Brasileiro na 8ª posição com 56 pontos.
Antes disso, Carvalho trabalhou nas categorias de base de clubes como Palmeiras, Athletico-PR e Vitória, onde conquistou títulos estaduais. Sua conexão com Alexandre Mattos, CEO do futebol do Cruzeiro, foi um fator importante em sua contratação, dada sua experiência anterior com clubes que Mattos gerenciou.