O Corinthians anunciou a contratação do técnico Cuca, de 59 anos, para substituir Fernando Lázaro, que deixou o cargo. Cuca estava desempregado desde o fim de 2022, quando deixou o Atlético-MG. O treinador chega para um contrato até o final de 2023, quando também acaba o mandato do presidente Duilio Monteiro Alves.
A contratação do novo treinador aconteceu de forma rápida, já que o próximo jogo do Corinthians será no domingo, contra o Goiás, fora de casa, pelo Brasileirão. Na quarta-feira, a equipe tentará a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil diante do Remo, após ter perdido o duelo da ida por 2 a 0.
Cuca foi cogitado no Corinthians no ano passado, mas o clube decidiu não avançar em conversas com ele, temendo repercussão negativa da torcida. Historicamente, o Corinthians é engajado em causas sociais e recentemente lançou a campanha “respeita as minas”. Naquela época, também pesou contra o técnico a saída repentina de clubes recentes, como foi no Atlético-MG, no Palmeiras e no Santos, alegando problemas pessoais.
Como treinador, Cuca tem como principal título a Libertadores de 2013, pelo Atlético-MG. Ele também faturou dois Brasileiros, pelo Palmeiras em 2016 e pelo Galo em 2021. Apesar de sua carreira vitoriosa, a contratação de Cuca pelo Corinthians é marcada pela polêmica de sua condenação por atentado ao pudor com uso de violência em 1987, quando ainda era jogador. Cuca se diz inocente.
A chegada de Cuca ao Corinthians tem sido elogiada por muitos analistas do futebol. Ele é considerado um dos melhores técnicos do Brasil e tem um histórico de sucesso na Libertadores, principal competição sul-americana de clubes. A expectativa é que Cuca traga sua experiência e liderança para ajudar o Corinthians a superar a crise e conquistar títulos importantes nos próximos anos.
Além de Cuca, chegam ao Corinthians Cuquinha, como auxiliar técnico, e Daniel dos Santos Cerqueira, como analista de desempenho. Com a chegada do novo treinador, o Corinthians espera reverter o mau desempenho da equipe nesta temporada. Atualmente, o Timão está na zona de rebaixamento do Brasileirão e precisa de uma reação urgente para escapar do descenso.