Vídeo: Hemocromatose ou Ferritina sérica médico fala sobre a doença de Felipe Neto

Doença que Felipe tem faz o organismo armazenar altas quantidade de ferro no sangue. O youtuber sofre de hemocromatose incompleta heterozigótica

Felipe Neto revelou que foi diagnosticado com hemocromatose incompleta heterozigótica, uma mutação genética que gera altas taxas de ferro no sangue. A informação foi divulgada pelo perfil pessoal do youtuber no Twitter, durante a tarde desta sexta-feira (18/6).

Felipe, que trata a mutação desde o fim de 2020, afirmou que seus seguidores não precisam ficar preocupados. “O médico me informou que minha forma da doença é ‘incompleta’, o que significa que resulta em alta concentração de ferro (ferritina), mas não a ponto de ser um drama. Vamos monitorar a vida inteira e manter dentro de um número seguro”, comentou em outra postagem.

Continua após a publicidade..

O youtuber ainda brincou, dizendo que Deus estava de mau humor quando o desenhou e que “isso é só mais uma prova de que eu sou o Homem de Ferro”.

Eu fui pesquisar na internet sobre a Hemocromatose incompleta heterozigótica e encontrei uma vídeo bem bacaan sobre a doença que em alguns casos é chamada de Hemocromatose hereditária ou ferritina sérica. Uma médica ouvida por um jornal de Brasilia disse que a pessoa pode passar anos sem apresentar sintomas da doença e do nada começar a ter problemas de cirrose por exemplo. Nesse caso a doença começa a depositar ferro em orgãos importantes como o coração e o fígado.

Para o tratamento, a médica aponta que o método da “sangria” e o acompanhamento médico são os mais indicados: “As pessoas que têm essa sobrecarga (de ferro) são acompanhadas pelo hematologista, um tratamento possível é a sangria, que é igual a uma doação de sangue, porém esse sangue (com acúmulo de ferro) será descartado, eventualmente o ferro vai diminuir”.

Veja abaixo o vídeo sobre a hemocromatose a doença que o Youtuber Felipe Neto disse que tem:


Fonte: Agencia Ntro, Youtube e Correio Braziliense