Canal exibe programa especial neste sábado (9); encontro do clima será realizado em Baku, no Azerbaijão, e contará com os jornalistas e enviados especiais
Américo Martins e Renan Fiuza
Novembro de 2024 – A CNN Brasil apresenta neste sábado, 09, às 22h45, o documentário especial “COP29”, que prepara o público para a conferência sobre o clima a ser realizada de 11 a 22 de novembro em Baku, Azerbaijão. No mais importante encontro sobre mudanças climáticas do globo, a CNN Brasil terá uma supercobertura, sob comando do correspondente sênior Américo Martins e do repórter Renan Fiuza.
Para o programa especial prévio sobre a COP29, o repórter Renan Fiuza entrevistou especialistas e autoridades que falaram sobre a gravidade das mudanças climáticas e o que os chefes de Estado podem fazer para minimizar os efeitos de enchentes, furacões, secas e incêndios. Entre os experts ouvidos no documentário estão o cientista e climatologista Carlos Nobre, um dos cientistas brasileiros mais conhecidos hoje no exterior, e Paulo Artaxo, pesquisador da USP (Universidade de São Paulo).
COP
O evento no Azerbaijão receberá representantes de cerca de 200 países para debater possíveis acordos e recursos para o financiamento climático global. Durante a conferência, serão também discutidos temas como a redução de emissões de gases de efeito estufa, a proteção de ecossistemas vulneráveis e a adaptação às mudanças climáticas.
A CNN Brasil contará com boletins diários ao longo da sua programação, com todos os detalhes sobre os debates e resoluções da COP29.
Américo Martins e Renan Fiuza farão diversas entradas ao vivo para os jornais da CNN Brasil. Também realizarão entrevistas exclusivas com representantes de governo, empresários e personalidades do Brasil e de todo o mundo que estarão presentes em Baku.
A CNN Brasil exibirá ainda reportagens especiais e boletins. Após o final da COP29, haverá um programa especial com um compilado dos tópicos mais importantes discutidos durante o evento, como acordos e compromissos firmados pelos países, colocando em perspectiva os próximos passos. Também será debatida a COP30, que acontecerá em 2025 em Belém, no Pará.
A conferência dedicada a assuntos do meio ambiente faz parte do órgão supremo da ONU para mudanças do clima. Foi criada em 1992 e, desde 1995, os países signatários do tratado se reúnem anualmente por duas semanas para discutir os rumos do planeta e propor tratados que visem a preservação do meio ambiente.
Além da cobertura da COP29, completam o rol das grandes coberturas da CNN Brasil neste mês de novembro as eleições presidenciais nos Estados Unidos, que definiram o destino da maior potência do Ocidente, e a reunião da Cúpula do G20, sediada no Rio de Janeiro.
SOBRE A CNN BRASIL
A CNN Brasil atua no País desde março de 2020, produzindo conteúdo jornalístico multiplataforma, com notícias transmitidas na TV por assinatura, banda kU, site, serviços de streaming, apps e YouTube, além de perfis nas redes sociais e podcasts. Em todas as suas mídias, a CNN Brasil atinge um público acima de 50 milhões de pessoas mensalmente.
Em seu elenco, figuram alguns dos jornalistas mais reconhecidos e com maior credibilidade junto ao público nacional, além de novos talentos do telejornalismo, comentaristas e especialistas de relevância em suas áreas.
SOBRE O CNN MONEY
O novo canal conta com programação de 12 horas ao vivo, cobrindo o funcionamento dos mercados do Brasil e do exterior, desde a abertura até o fechamento das bolsas de valores, com alguns dos mais respeitados jornalistas de economia do país. Além disso, índices importantes para o mundo financeiro são disponibilizados ao público durante 24 horas diárias por meio de um moderno dashboard configurado pela equipe de Economia da CNN Brasil, liderada pelo jornalista Fernando Nakagawa. Está disponível para assinantes de grandes operadoras de TV e streaming: Claro, Vivo Play, Associadas NEO, além de Samsung TV Plus (2043), SKY+ e canal no YouTube.