Como organizar o setor financeiro da sua empresa?

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Possuir uma empresa é um trabalho constante, não há como negar, o empreendedor brasileiro precisa saber se virar para fazer muito com pouco, matando mais de um leão por dia e como se não bastasse os processos externos de ter que lidar com clientes, impostos, concorrências e muito mais, ainda há os procedimentos internos, como RH e financeiro.

No qual muitas das vezes cabe ao empreendedor lidar com essas áreas, mesmo que ele não possua experiência alguma, mas essa é a vida, o problema ocorre quando se deixa acumular pendências e mais pendências, dívidas, fornecedores, clientes sem receber e principalmente a carga tributária.

Tais problemas são muito mais comuns do que se imagina, e pode fazer com que uma empresa próspera com forte proposta venha a fechar as portas em muito pouco tempo, sendo necessário todo cuidado do mundo.

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Por isso, organizar e possuir o controle financeiro vai muito além de catalogar a análise das dívidas, na verdade é necessário planejamento, cuidado, gestão e processos internos que façam com que a organização comece o mais rápido o possível e passe a fazer parte da cultura.

Empresas têm diversos problemas que podem ser solucionados rapidamente com pouco ou nenhum investimento, e segundo especialistas do mercado de gestão financeira, 80 % dos problemas advém de 20 % dos erros.
Ou seja, são poucas as atitudes ruins que geram muito prejuízo, e isso não é bom nem ruim, porém, com toda certeza mostra que com poucas atitudes a maioria dos problemas podem ser resolvidos.

Sendo assim, cabe ao empreendedor ou gestor identificar onde estão e quais são esses erros que geram a maioria dos problemas, falando com experiência, a grande maioria dos problemas relacionados ao financeiro são originários de coisas simples e básicas, como falta de organização com documentos, perda de dados e outros erros humanos.

Um dos maiores erros e que é sem dúvidas o mais grave é relacionado a mistura das finanças da empresa com pessoais por parte dos donos gestores, se você e sua empresa chegou a este ponto, é hora de parar, pois correm sérios riscos.

Misturar finanças é um erro muito comum e sem dúvidas o mais grave em uma empresa mal gerida, mas não se preocupe, todos os problemas podem ser resolvidos caso você siga a orientação correta.

Pois então, este artigo foi feito para você gestor ou empresário que teme pela saúde financeira de seu negócio e está em busca de uma solução que possa te ajudar a começar a sair da zona de risco.

Reúna todos os dados

O primeiro passo para organizar a sua vida financeira é simples, sendo o mais fácil, que é nada mais que organizar todas as informações que você possui sobre as finanças da empresa, o seu fluxo de caixa diário, quanto foi ganho, quanto foi gasto nos últimos tempos.

Não necessariamente todos esses dados vão ser utilizados, mas é bom ter todos bem organizados caso venha a precisar futuramente.

Recibos de gastos, recebimentos, comprovantes de pagamentos, notas fiscais, declaração de impostos, folhas salariais, empréstimos, aluguel e muito mais, tudo o que faz dinheiro entrar ou sair de sua empresa deve estar catalogado e sempre no radar.

Saiba quanto tem de ativo

A sua empresa certamente possui investimentos externos, dinheiro a receber por serviços ou produtos assim como investimentos em máquinas e patrimônio, tudo isso deve estar presente na sua gestão financeira.

Tudo o que está dentro de sua empresa, deve ser calculado no seu valuation e balanço financeiro, pequenas empresas não possuem esse costume de  calcular inventário e capital externo, mas é uma boa prática e deve ser feita sempre que possível.

Conheça suas dívidas

Por mais que essa parte seja muito complicada é sim, necessário conhecer todas as suas dívidas e tê-las organizadas, tanto por prioridade e tamanho do passivo como por ordem de vencimento.

Toda empresa precisa organizar completamente o seu setor financeiro e para isso, é preciso que o balanço e relação entre passivos e ativos esteja em dia, para saber como anda a saúde financeira do negócio.

Implementar a cultura financeira

Se você alguma outra vez já precisou planejar e organizar as finanças de um negócio sabe o quanto isso dá trabalho, consome muito tempo do gestor e equipe, além de que nem sempre é possível apurar todos os dados.

Por esta razão, após finalizar o seu processo de curadoria das finanças a primeira coisa que deve ser feita é implementar em seus funcionários e gestores a cultura de sempre manter todas as informações organizadas e não deixar que acumule nada.

Manter as finanças em dia leva muito menos tempo e dá menos trabalho do que ter que parar para organizar tudo depois dar bagunça, por isso, vale muito o investimento manter a disciplina.

Se possível, faça uso de indicadores de desempenho, como faturamento, gestão de custos e 5s.