Indústria nacional de eletroeletrônicos registra crescimento significativo, impulsionando o setor.
A indústria nacional de eletroeletrônicos surpreendeu no primeiro semestre de 2023, apresentando um aumento de 13% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram comercializadas impressionantes 44,02 milhões de unidades nos seis primeiros meses deste ano, contra 39,07 milhões de unidades no ano passado, segundo dados divulgados pela Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros).
Retomada após queda contínua
Após um período de 18 meses de quedas consecutivas, o setor finalmente registrou uma retomada consistente. Esse crescimento desde janeiro é um alívio para a indústria, interrompendo um dos piores ciclos de vendas. O presidente executivo da Eletros, Jorge Nascimento, acredita que, caso o desempenho se mantenha estável no segundo semestre, a expectativa é de um crescimento anual entre 4% e 6% em relação a 2022.
Desafios dos juros altos
Apesar dos bons resultados, os juros ainda são um obstáculo para a plena recuperação do setor. Com a taxa básica de juros (Selic) em 13,75% ao ano, o segmento enfrenta dificuldades, principalmente nas vendas de produtos de grande porte, como geladeiras, televisores, fogões e máquinas de lavar roupas, que são frequentemente adquiridos por meio de financiamento. Jorge Nascimento ressalta a importância da redução dos juros para o setor produtivo, considerando a estabilidade da inflação, dos custos das matérias-primas e do frete.
Destaques nas vendas
No primeiro semestre de 2023, a air fryer (fritadeira a ar) foi o eletroeletrônico que apresentou o maior crescimento nas vendas, com um aumento de 85% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já a linha branca, composta principalmente por geladeiras, fogões e máquinas de lavar roupas, registrou uma alta de 4% nas vendas no primeiro semestre de 2023, comparado ao mesmo período do ano anterior.
Aparelhos de ar condicionado e televisores em ascensão
Os aparelhos de ar condicionado também tiveram um desempenho expressivo, com um aumento de 16% nas vendas comparado ao primeiro semestre de 2022. As televisões também se destacaram, registrando um aumento de 19% nas vendas no primeiro semestre de 2023, em relação ao mesmo período do ano passado.
Expectativas e ressalvas
A Eletros considera que esses resultados representam uma possível reviravolta nas expectativas da indústria, caso sejam mantidos no segundo semestre. No entanto, o presidente executivo, Jorge Nascimento, ressalva que é necessário avaliar se os bons resultados se tornarão uma tendência ou se são apenas reflexo da reposição dos estoques pelo varejo.
Com o crescimento das vendas de eletroeletrônicos nacionais no primeiro semestre de 2023, a indústria demonstra sinais promissores de recuperação. A retomada do setor é um estímulo para a economia e pode impulsionar ainda mais o mercado nos próximos meses, desde que os obstáculos, como os juros altos, sejam superados. A expectativa é de que a indústria mantenha seu desempenho positivo e contribua para o crescimento econômico do país.