Falha em processamento de dados é causa de problema, diz banco. Porque o aplicativo do Itaú não esta funcionando? Saiba quando o aplicativo do itaú volta a funcionar
Matéria atualizada em 03/03/2022 ás 20h21
O Itaú Unibanco (ITUB4) comunicou, no final da tarde desta quinta-feira (3), que os seus serviços haviam sido restabelecidos.
O aplicativo do banco e demais funcionalidades saíram de operação no final desta manhã. A maior instituição financeira do país disse que um atraso no processamento de dados bancários causou a falha.
O banco já havia descartado, mais cedo, a possibilidade de um ataque hacker contra seus sistemas.
A falha, que virou assunto mais comentado do Twitter nesta quinta, causou problemas no acesso às contas correntes, distorções no extrato bancário e até saques não identificados, segundo relatos de clientes pelas redes sociais.
No comunicado via Twitter, o banco informou também que os pagamentos que não puderam ser feitos ao longo do dia poderão ser concluídos via TED, até as 18h15; e por meio do Pix, até a meia-noite.
“Pedimos mais uma vez desculpas pelo transtorno e agradecemos a paciência de todos vocês neste processo”, afirmou o Itaú na publicação em sua conta no Twitter.
Os clientes do banco, porém, disseram que os serviços continuavam inoperantes, apesar do comunicado oficial. “Tentando acessar o app, mas ainda está indisponível”, disse um usuário. “Não deu certo por aqui”, disse outro.
Em nota encaminhada ao InfoMoney, o banco confirmou, oficialmente, que a falha causou inconsistências de informações no extrato e no saldo das contas correntes “de parte de seus clientes”.
O número de pessoas afetadas não foi revelado.
O InfoMoney testou o app do Itaú ao longo desta quinta. A ferramenta vem enviando a seguinte mensagem aos clientes: “Desculpe-nos. Estamos melhorando nossos serviços. Tente novamente mais tarde”. Apesar da falha, as ações da instituição bancária registraram estabilidade e fecharam em +0,07% nesta quinta.
Notificação
O Procon-SP, órgão de defesa do consumidor, diz que notificou o Grupo Itaú sobre a instabilidade em seus serviços.
Segundo o Procon, o banco deverá esclarecer quando constatou o problema; quais providências e protocolos de segurança foram implementados; se o banco de dados foi afetado e que tipo de informações foram comprometidas.
O órgão de defesa do consumidor também quer saber quantos clientes foram afetados, quais tipos de operações foram comprometidas e quantas reclamações foram registradas nos canais da empresa.
O Procon-SP esclarece que o consumidor não poderá ser prejudicado com cobrança de multa, juros ou outros encargos por causa da falha registrada nesta quinta. “Valores depositados indevidamente em decorrência da falha no site e app do Itaú não devem ser utilizados e deverão ser devolvidos”, aponta o órgão.
O Itaú deverá encaminhar, até a próxima segunda-feira (7), as informações solicitadas pelo Procon-SP.
itau fora do ar,banco itau,Itaú,app itau fora do ar,banco itau fora do ar,app itau,aplicativo itaú com problemas hoje 2022,itau empresas,aplicativo itau fora do ar,aplicativo itau,banco itaú,itaú fora do ar hoje 2022,telefone itau,problema itau,ITUB4,itau telefone,itau ,internet banking,itau com problemas,internet banking itaú,hacker itau,app do itau fora do ar,itau noticias