Datafolha: Lula tem 38% de aprovação em seus primeiros 3 meses de governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completa os primeiros 90 dias de governo com uma aprovação de 38%, segundo pesquisa divulgada pelo Datafolha neste sábado. O número representa uma queda em relação aos seus mandatos anteriores, mas ainda assim fica acima da média registrada pelos presidentes brasileiros no primeiro trimestre de gestão.

Reprovação de Lula se iguala à de Bolsonaro no mesmo período

A pesquisa aponta que a reprovação ao governo Lula chega a 29%, o que representa um empate técnico com o desempenho de Jair Bolsonaro (PL) no mesmo período de seu mandato em 2019. É o pior resultado para um presidente em primeiro mandato desde a redemocratização de 1985.

Lula tem desempenho inferior em relação aos seus mandatos anteriores

Na comparação com os seus dois mandatos anteriores, a aprovação de Lula fica abaixo. Em 2003, ele tinha uma aprovação de 43%, enquanto que em 2007, chegou a 48%. Ainda assim, o resultado de Lula supera o de Fernando Collor (36%) e é similar ao de Fernando Henrique Cardoso (39%).

Continua após a publicidade..

Aprovação de Lula é maior que a média dos presidentes no primeiro trimestre

Apesar de ter uma aprovação inferior em relação aos seus mandatos anteriores, Lula ainda tem um desempenho acima da média dos presidentes no primeiro trimestre. Desde a redemocratização, apenas Fernando Henrique Cardoso (42%) e Itamar Franco (41%) tiveram desempenho melhor no início de seus governos.

Datafolha ouviu 2.028 pessoas em 126 municípios pelo Brasil

O Datafolha entrevistou 2.028 pessoas com 16 anos ou mais em 126 municípios pelo Brasil nos dias 29 e 30 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Aprovação de Lula é maior no Nordeste e entre os mais pobres

A pesquisa mostra que a aprovação de Lula é maior no Nordeste (52%) e entre os mais pobres (49%). Já a reprovação é maior no Sul (38%) e entre os mais ricos (44%). Lula também é mais popular entre os eleitores mais jovens (44%) e com menor escolaridade (46%).

Lula tem desafios pela frente para manter popularidade

Apesar de começar com uma aprovação acima da média dos presidentes no primeiro trimestre, Lula tem desafios pela frente para manter a sua popularidade. A pandemia do coronavírus ainda é um grande desafio, assim como as dificuldades econômicas e políticas do país. Lula também enfrenta o desafio de governar com uma base política fragmentada e de lidar com a pressão da oposição.