‘Fala que eu te escuto’ faz programa para descredibilizar pesquisas de intenções de voto

Com perguntas sobre se as pesquisas eleitorais precisam ser aprimoradas, se contribuem para a democracia ou se induzem ao erro. O programa ‘Fala que eu te escuto’ da Record faz programa que presta um desserviço a democracia brasileira.

Segundo mostrado no programa da Record Fala que eu te escuto, as pesquisas podem ser manipuladas, que os institutos não tem dados suficientes para criar uma taxa de amostragem que mostre uma fotografia do momento nas eleições. Muitas pessoas responderam que as pesquisas podem influenciar de forma negativa no resultado das eleições.

O programa da Record disse em reportagem mostrada no programa que as pesquisas de intenções de votos podem ajudar de alguma forma quem esta na frente das pesquisas e desfavorecer quem aparece nas últimas posições das pesquisas. O Fala que eu te escuto da Record disse que as pesquisas eleitorais não conseguem se aproximar da opinião da maioria da população.

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Para as eleições desse ano o ex-presidente Lula aparece em primeiro lugar nas pesquisas de intenções de votos. O presidente Jair Bolsonaro aparece em segundo lugar nas pesquisas. Ciro Gomes e Simone Tebet aparecem em terceiro lugar e quarto lugar.

Parciais dos principais institutos de pesquisa mostra retrato parecido nos últimos meses. O candidato Jair Bolsonaro e Luis Inácio Lula da Silva sempre apareceram em primeiro e segundo lugar com a variação se dando dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais. A candidata Simone Tebet do (MDB) foi a que mais cresceu nas pesquisas tirando a maioria dos pontos do candidato Ciro Gomes que esta em terceiro lugar nas pesquisas. A Record TV inclusive divulga em seus telejornais essas pesquisas de intenção de voto. O jornalismo da Record atesta a credibilidade dessas pesquisas ao divulga-las para milhões de telespectadores de seus programas.

Além da Record TV as principais emissoras de televisão do país também divulgam o resultado dessas pesquisas. Inclusive a Folha de São Paulo um dos principais veículos de comunicação do país possui um instituto de pesquisa o Datafolha que divulga pesquisas de intenção de votos. Datafolha inclusive é um dos institutos mais criticados, porque a folha é um veículo de imprensa combativo que denuncia atos de corrupção, leniencia e de improbidades do governo brasileiro em todas as esferas do poder.

Resultado da pesquisa feita pelo Fala que eu te escuto da Record TV

Precisam ser aprimoradas 32% Contribuem para a democracia 14% Induzem ao erro 54% Foto: Divulgação TV Record

Nota da Nitro News Brasil ao programa ‘Fala que eu te escuto’

O dever do jornalismo é mostrar todos os lados de uma história e mostramos aqui as opiniões divulgadas no programa “Fala que eu te escuto”, muitas pessoas se mostraram contras as pesquisas eleitorais e outras a favor. Mostramos também o resultado da pesquisa feita pelo ‘Fala que eu te escuto’ que mostrou uma divisão entre os telespectadores e a grande maioria 54% dos votos disseram que as pesquisas eleitorais induzem ao erro. Sendo assim o programa acaba não contribuindo para a formação de opinião do eleitor sobre as eleições, porque as pesquisas de intenção de votos são registradas no TSE. A pesquisa de intenção de voto sempre mostra um retrato de um momento. Com o tempo pode haver uma consolidação ou não daquele retrato. As pesquisas dos últimos meses mostra um retrato de consolidação de intenção de votos nos candidatos. Votos brancos e nulos continuam em alta nos ultimos pleitos eleitorais e esses sim podem ou não influenciar no resultado de uma eleição. Se você tem alguma dúvida, de como são realizadas as pesquisas eleitorais, veja abaixo como elas são feitas, desde o registro no TSE até a divulgação nos meios de comunicação rádios, jornais, televisão e portais de internet.

Como é feita a pesquisa eleitoral?

As pesquisas eleitorais precisam ser registradas no TSE e os resultados ficam disponíveis no site do TSE na internet.

A pesquisa eleitoral é a indagação feita à eleitora ou ao eleitor, em um determinado momento, a respeito das candidatas e dos candidatos que podem disputar ou já concorrem em uma eleição. Acessível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Glossário Eleitoral mostra que essa ferramenta de opinião pública, usada por institutos ou entidades que fazem os levantamentos, verifica a preferência da eleitora ou do eleitor nos meses que antecedem uma eleição.

Empresas e entidades que realizam pesquisas de opinião pública, relacionadas às eleições ou a candidatas e candidatos, são obrigadas a registrar (a partir de 1º de janeiro do ano do pleito) cada uma das pesquisas no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle) da Justiça Eleitoral até cinco dias antes da divulgação. A norma consta do artigo 33 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).

Novidades

Em dezembro de 2021, o Plenário do TSE aprovou as atualizações da Resolução n° 23.600, que trata do registro e da divulgação de pesquisas de opinião pública e eventuais candidaturas.

A proposta incluiu inovações na resolução para ressaltar que a Justiça Eleitoral não realiza controle prévio sobre resultado de pesquisa, nem gerencia ou cuida da divulgação do levantamento. Outro trecho explicou que o registro da pesquisa não obriga a divulgação do resultado. Além disso, a proposta incluiu o instituto da federação partidária em dispositivos da resolução.

Informações para o registro

O registro da pesquisa na Justiça Eleitoral deverá conter as seguintes informações: quem contratou a pesquisa e quem pagou, com os respectivos números no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ); valor e origem dos recursos, metodologia usada e período de realização do levantamento.

Outros dados necessários são o plano amostral e ponderação quanto a gênero, idade, grau de instrução, nível econômico do entrevistado, assim como o questionário completo aplicado ou a ser aplicado, e nome do estatístico responsável pela pesquisa.