O presidente Jair Bolsonaro (PL), que disputa a reeleição em outubro, lidera em São Paulo a corrida pelo comando do Palácio, segundo levantamento feito pela Paraná Pesquisas, instituto dirigido por Murilo Hidalgo.
Na estimulada, Bolsonaro registrou 40,3% das intenções de voto no Estado. O presidente vem crescendo em relação aos levantamentos anteriores da Paraná Pesquisas. Em maio, ele tinha 39,1%. Depois, subiu para 39,7% no início de julho e 40,1% no fim do mês, chegando ao atual patamar.
Na segunda posição está o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que aparece na pesquisa atual com 35,5%. O petista foi perdendo desempenho entre maio e julho. Na segunda quinzena do mês passado, ele tinha 36,2%, e no fim de maio, aparecia com 35%.
Na terceira posição está o ex-governador Ciro Gomes (PDT), com 7,6%; seguido por Simone Tebet (MDB), com 3,6%; Pablo Marçal (Pros), com 0,6%; Luiz Felipe D’Ávila (Novo), com 0,3%; Vera Lúcia (PSTU), também com 0,3%; Leonardo Péricles (UP), com 0,1; e Soraya Thronicke (União Brasil), com 0,1%. Os candidatos Eymael (DC), Roberto Jefferson (PTB) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram. Não sabem ou não responderam somou 4,7% e indicaram que não votarão em nenhum ou nulo, 7%.
Na pesquisa espontânea, o atual presidente aparece com 29,6% de preferência entre os eleitores de São Paulo, seguido por Lula, com 24,5%; Ciro, com 2,5%; Simone Tebet, com 1,4%, Pablo Marçal e Luiz Felipe D’Ávila, com 0,2%.
No levantamento foram ouvidos 1.800 eleitores, em entrevistas presenciais, de 78 municípios do Estado, entre os dias 18 e 22 de agosto. A margem de erro é de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos.
AVALIAÇÃO
A Paraná Pesquisas também mediu a avaliação do eleitor paulista sobre a administração de Jair Bolsonaro. Segundo o levantamento, 48,2% aprovam a gestão do presidente e 46,9% desaprovam. Não souberam ou não opinaram somou 4,8%. A avaliação melhorou em relação à pesquisa da segunda quinzena de julho, quando Bolsonaro tinha 46,9% de aprovação. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob número BR-03203/2022.
Comments are closed.