Em nota, o presidente do tribunal classificou as invasões no Distrito Federal como uma “página triste e deplorável da história” do Brasil.
Em nota publicada neste domingo (8), a ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que o tribunal “não se deixará intimidar por atos criminosos e delinquentes contrários ao Estado Democrático de Direito” e que agir “para que os terroristas que cometem esses atos participassem, fossem devidamente julgados e punidos exemplarmente”.
Os bolsonaristas atacaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF e vandalizaram os prédios. O magistrado destacou que o prédio do tribunal foi “severamente destruído por criminosos, vândalos e antidemocratas”, assim como sede dos outros dois poderes, e será reconstruído.
“O Brasil viveu neste domingo – 8 de janeiro de 2023 – um lado triste e deplorável de sua história, fruto do inconformismo daqueles que se recusam a aceitar a democracia”, lamentou o ministro.
Rosa também afirma ter mantido contato com órgãos de segurança pública, Ministério Público e governo do Distrito Federal.
“Os agentes do STF garantiram a segurança dos ministros da corte que acompanharam os episódios com muita preocupação”, destacou o ministro.
Fonte: Zero Hora