Tebet aceita planejamento com comissão gestor no PPI, sinaliza Padilha

O anúncio foi feito nesta terça-feira (27) pelo deputado Alexandre Padilha (PT-SP)

Continua após a publicidade..

(Foto: Reprodução)

Terceira colocada na eleição presidencial, a senadora Simone Tebet (MDB) aceitou o convite do recém-eleito presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir o cargo de ministra do Planejamento e Orçamento. A informação foi anunciada nesta terça-feira (27) pelo deputado Alexandre Padilha (PT-SP), futuro chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

“Temos um sinal positivo de que ela aceitou o Ministério do Planejamento. O presidente Lula convidou a senadora Simone Tebet pelo papel que desempenhou no segundo turno e como prefeita, como senadora e como gestora”, disse Padilha.

Continua após a publicidade..

Padilha disse ainda que por enquanto não haverá mudanças na estrutura do governo, que já foram discutidas com Lula e outros ministros.

Tebet deverá integrar o Comitê Gestor do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), mas a coordenação oficial será da Casa Civil, chefiada por Rui Costa.

Inicialmente, o senador gostaria de ocupar um cargo mais ligado à execução dos programas sociais do governo, mas aceitaria o Planejamento pelo seu papel estratégico na definição do orçamento e das políticas públicas.

Em diversas ocasiões, Padilha enfatizou o “papel central” do planejamento na composição do governo, destacando que a pasta participa dos comitês gestores de programas como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida, dois exemplos de governos de transporte público que deveriam Retorna. na nova era.Gestão de Lulov.

[pt_view id="6494a7ewce" categories="6957,50"]

Ele negou que houvesse um acordo de apoio ao planejamento para convencer Simone Tebet. Segundo o futuro ministro, no relatório final do gabinete de transição já se previa que a estrutura do ministério a ser renovado seria contemplada por instituições importantes como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea). “Isso não foi discutido” com o senador, disse o futuro ministro.

Padilha disse que uma reunião deve ser marcada ainda nesta terça-feira (27) para “finalizar os últimos detalhes” e confirmar o nome de Tebet no Planejamento.

Outros ministérios

Além do Planejamento, outros 15 ministérios ainda estão sem titulares. Padilha disse que “nada está definido” e que as conversas com populares, partidos e bancadas vão continuar até o final de semana.

O futuro ministro das Relações Institucionais agradeceu a disposição dos deputados e partidos que se comprometeram neste mês a aprovar a proposta de emenda constitucional (PEC), inclusive algumas que formam a base do atual governo Bolsonaro. Padilha disse que esses compromissos “estão sendo considerados” quando o novo governo for formado.

Share

Clayton Lima

Uma pessoa apaixonada por esportes, praias e pela leitura de clássicos literários como "Dom Casmurro", além de obras contemporâneas como "O Código Da Vinci" e explorando questões fascinantes sobre a "Origem da Vida", sempre buscando cativar as pessoas.

You may also like...