Entenda como podemos facilitar o processo da transição capilar

A transição capilar pode ser um processo difícil, porém libertador. Descubra como deixar esse processo mais suave e saudável.

Por muitos anos, a sociedade dita um padrão de beleza que considera aceitável para as outras pessoas atingirem. No entanto, cada vez mais, as pessoas estão sendo autênticas e entendendo que esse padrão é inalcançável e fruto de preconceitos, como o racismo.

Com relatos de pessoas negras, pode-se observar que a maioria delas alisava o cabelo para seguir o padrão de beleza imposto pela sociedade e, assim, serem aceitas. No entanto, com o aumento de visibilidade de mulheres pretas e o aumento do movimento antirracista, torna-se mais comum a imagem de pessoas negras usando seu cabelo natural com orgulho, seja ele crespo, em forma de trança ou black power.

Continua após a publicidade..

Entretanto, há alguns cuidados com os cabelos que são necessários na transição capilar, o processo de deixar o cabelo natural. Confira como facilitar esse processo e alguns pontos de atenção relevantes na hora de cuidar do seu cabelo.

Invista em acessórios 

Durante a transição, o cabelo fica com duas modelagens diferentes, o que pode afetar a autoestima da pessoa. No entanto, você pode apostar em acessórios de cabelo para fazer penteados que reflitam sua personalidade, como lenços, xuxinhas, entre outros. Dessa forma, você fica satisfeita com seu penteado e com maior confiança durante a transição.

Busque referências 

Por muitas vezes, a autoestima pode ser afetada por não achar referências que a pessoa se identifique. Em uma sociedade em que o padrão de beleza ainda é definido, é preciso expandir a bolha e buscar referências de pessoas parecidas com você, que passaram por jornadas parecidas. Uma vez que encontrá-las, siga-as, faça contato. Elas podem ser sua rede de apoio em momentos ruins e de insegurança.

Use cremes específicos

Ver uma pessoa comprando cremes de cabelo genéricos para todos os tipos de fios ou escolhendo o primeiro que vê pela frente se tornou muito comum. No entanto, é necessário que um dinheiro a mais seja adicionado ao orçamento quando se trata de transição capilar. Pense como uma prioridade e compre produtos para seu tipo de cabelo específico de uma marca confiável, de uma boa reputação de mercado. Procure recomendações de especialistas! Além de terem estudado para isso, podem identificar componentes que podem ser nocivos para o seu cabelo, resultando no temido ‘barato que sai caro posteriormente’.

Use tranças ou laces

Como mencionado, o cabelo durante a transição pode ficar com dois tipos de fios diferentes, o que pode ser uma forma de diminuir a autoestima. Além disso, o cabelo demora um tempo maior para crescer, devido ao fator encolhimento. No entanto, há técnicas para deixar seu cabelo saudável durante a transição e com a autoestima elevada. 

Na 21ª edição do reality show Big Brother Brasil, a participante Camilla de Lucas compartilhou um pouco da sua jornada com a transição capilar e algumas formas que lidava com o processo, colocando tranças e laces (perucas). Lembrando que isso não significa ter vergonha do seu cabelo natural, você pode usar o cabelo da forma que desejar. 

Outra opção também são texturizadores que podem deixar seu cabelo mais parecido com a forma natural. Dessa forma, você pode se acostumar com o formato e a maleabilidade do seu cabelo.

Ignore críticas e tenha paciência 

Com o padrão de beleza imposto pela sociedade, tornam-se frequentes os comentários alheios sobre a aparência das demais pessoas, principalmente daquelas que não entendem sobre o processo ou seu cabelo. Por isso, ignore críticas que sejam prejudiciais para a autoestima e tenha paciência com seu cabelo. A transição não é um processo fácil, mas pode ser libertador e sim, o cabelo demora a crescer, mas cresce.