Brasileiro da Charouz atingiu Theo Pourchaire, que ficou parado devido a pane no carro na largada da prova 3 da categoria, neste domingo; com os dois conscientes, dupla foi levada de helicóptero para Hospital das Forças Armadas
A corrida 3 da Fórmula 2 na Arábia Saudita neste domingo foi marcada por um incidente sério na largada: neto do bicampeão da Fórmula 1 Emerson Fittipaldi, Enzo Fittipaldi acertou em cheio a traseira do francês Theo Pourchaire, que em terceiro lugar, ficou parado no grid ao apagar das luzes.
Os dois foram atendidos na pista e, conscientes, encaminhados de helicóptero para o Hospital das Forças Armadas de Jeddah, segundo o comunicado da categoria.
– Os pilotos foram atendidos imediatamente por equipes médicas e de emergência. Estavam conscientes e foram removidos pelas equipes médicas atendentes. Ambos foram transferidos de ambulância e helicóptero para o Hospital das Forças Armadas King Fahad, em Jeddah – informou a Federação Internacional do Automobilismo (FIA).
A largada da prova já havia sido postergada em razão de reparos feitos na pista, em barreiras de proteção, que obrigaram os pilotos a retornar para o pit lane no sentido contrário do traçado. Na volta de apresentação o franco-suíço Clement Novalak ficou parado no grid e teve que recolher o carro para largar dos boxes.
Foi no começo definitivo da prova que o mesmo problema se deu com o carro de Pourchaire; enquanto boa parte dos pilotos se desviou do monoposto do francês, Fittipaldi se aproximou sem visibilidade por conta da movimentação do grid e acertou com força a traseira do piloto da ART Grand Prix.
O impacto arrastou ambos para alguns metros do ponto da batida: o brasileiro parou no muro, enquanto Pourchaire ficou atravessado no meio da pista.
Um terceiro carro quase se envolveu no choque, mas conseguiu passar entre os dois. Em consequência, a prova foi imediatamente paralisada com uma bandeira vermelha, além da sinalização da bandeira branca – que indica que há ambulância na pista.
A corrida foi reiniciada alguns minutos depois, mas paralisada antes do tempo previsto devido a uma outra batida, do também brasileiro Guilherme Samaia e o britânico Olli Caldwell, que saíram do carro sem problemas. A vitória ficou com o pole e candidato ao título de 2021, o australiano Oscar Piastri.
Neste fim de semana, o brasileiro de 20 anos conquistou seus primeiros pontos na F2, com o sétimo lugar na corrida 2 em Jeddah. Fittipaldi, que era piloto da Charouz na Fórmula 3, foi chamado na etapa da Itália em Monza para ocupar o lugar deixado por David Beckmann, que deixou a F2 por problemas financeiros.
Enzo é irmão mais novo de Pietro Fittipaldi, piloto de testes da Haas na F1 e último brasileiro a correr na categoria; ele substituiu Romain Grosjean nos GPs de Sakhir e Abu Dhabi de 2020, após o grave acidente sofrido no Bahrein pelo franco-suíço.
Campeão da F4 italiana em 2018, o piloto da Charouz também foi vice-campeão da Fórmula 3 Regional em 2019 e disputou a F3 no ano passado, terminando em 15º e obtendo um quarto lugar como melhor resultado.
Fonte: GE