Brasileiro Feminino: Avaí/Kindermann conquista última vaga nas quartas

O Avaí/Kindermann levou a melhor na disputa com o Flamengo e ficou com a última vaga às quartas de final da Série A1 (primeira divisão) do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. Nesta quarta-feira (24), as Leoas Avaianas empataram por 1 a 1 com o líder Corinthians no estádio Carlos Alberto Costa Neves, em Caçador (SC), conquistando o ponto que precisavam para se classificarem.

As donas da casa abriram o marcador aos seis minutos do segundo tempo. A lateral-esquerda Carol arrematou de fora da área, no ângulo da goleira Kemelli. O empate saiu aos 32, em outro golaço de longa distância, desta vez da atacante Grazi, do Timão.

Continua após a publicidade..

As catarinenses, que precisavam apenas do empate, avançaram na oitava posição, com 21 pontos. O Corinthians encerrou a primeira fase na ponta, com 38 pontos. As equipes estarão frente a frente novamente nas quartas de final. O confronto reedita a decisão do último Brasileiro, vencida pelas paulistas.

Além de torcer por uma derrota do Avaí/Kindermann, o Rubro-Negro precisava vencer a Ferroviária, mas foi superado por 2 a 1 no estádio Alfredo de Castilho, em Bauru (SP). Aos 25 minutos da etapa inicial, a meia Aline Milene lançou a atacante Lurdinha, que dominou às costas da zaga e balançou as redes. No segundo tempo, aos 14 minutos, a volante Kaylane achou Jayanne por trás da defesa. A atacante tirou da marcação e chutou no canto da goleira Luciana. Aos 33, porém, Lurdinha aproveitou um chutão da zagueira Anny e finalizou na saída da goleira Kaká.

O tropeço manteve o Flamengo em nono, com 18 pontos. As Guerreiras Grenás, que já estavam classificadas, finalizaram a primeira fase em quinto lugar, com 27 pontos. No mata-mata, o clube do interior paulista será o adversário do Santos, quarto colocado com a mesma pontuação, mas melhor no saldo de gols (dez a seis).

As Sereias da Vila foram derrotadas pelo Cruzeiro por 2 a 1, na Vila Belmiro, em Santos (SP). O resultado salvou as Cabulosas do rebaixamento à Série A2 (segunda divisão). Aos 12 minutos da etapa inicial, Duda cobrou falta no travessão e a também meia Carol aproveitou a sobra para colocar as mineiras em vantagem. Antes do intervalo, a goleira Mary Camilo salvou a cabeçada da atacante Amanda Guiterres, mas não a da zagueira Camila, que empatou. Nos acréscimos do segundo tempo, a meia Vanessinha avançou pela direita e cruzou rasteiro para a lateral Thalita fazer o gol da vitória da equipe celeste, que ficou na 11ª posição, com 15 pontos.

Quem também escapou da queda foi o São José. Tricampeãs da Libertadores e campeãs mundiais em 2014, as joseenses derrotaram o já rebaixado Napoli-SC por 2 a 0 no Centro de Treinamento Água Amarela, em Chapecó (SC). As paulistas foram a 13 pontos, na 12ª posição, uma a frente do Z4. As rivais, que foram para o jogo com apenas 13 atletas, devido a um surto de casos do novo coronavírus (covid-19), despediram-se da primeira divisão na vice-lanterna, com sete pontos. A atacante Sisi abriu o marcador a um minuto do segundo tempo. Aos 17, a meia Ju Oliveira foi lançada pela atacante Fernanda Tipa e bateu na saída da goleira Gaby.

O Botafogo não teve a mesma sorte e foi rebaixado à Série A2. As Gloriosas ficaram no zero com o Grêmio no Centro de Treinamento Hélio Dourado, em Eldorado do Sul (RS), finalizando a competição em 13º, com 11 pontos. As Gurias Gremistas, com 25 pontos, encerraram a primeira fase em sétimo.

Nas quartas, as gaúchas terão pela frente o vice-líder Palmeiras. As Palestrinas chegaram a 37 pontos com a vitória por 3 a 2 sobre o Minas Brasília, de virada, no estádio Abadião, em Ceilândia (DF). A derrota, aliada a outros resultados da rodada, decretou a queda das brasilienses à segunda divisão. O Minas ficou na 14ª posição, com os mesmos 11 pontos do Botafogo, mas saldo de gols inferior (-9 a -15).

As anfitriãs foram para o intervalo com dois gols de vantagem. Aos 12 minutos, a meia Karla Alves lançou a atacante Nenê, que invadiu a área e finalizou no canto da goleira Jully. Aos 19, Kaká cobrou pênalti, Jully defendeu, mas a própria zagueira ampliou no rebote. Na etapa final, a atacante Maria Alves cruzou pela direita e a meia Júlia Bianchi, de cabeça, descontou aos seis minutos. Aos 11, novamente pela direita, a atacante Bia Zaneratto rolou na pequena área para Maria Alves deixar tudo igual. Aos 35, a atacante Chu levantou na área e Bia Zaneratto cabeceou para definir o triunfo palmeirense.

O São Paulo também ganhou de virada nesta quarta: 3 a 2 sobre o lanterna Bahia, que se despediu da primeira divisão sem vitórias e com apenas quatro pontos. As Mulheres de Aço saíram na frente no estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana (BA), com a atacante Gabi Itacaré balançando as redes aos três minutos. Aos 22, a meia Giovanninha empatou na pequena área. Aos 34, Gabi Itacaré driblou a goleira Thaís Helena e recolocou as anfitriãs à frente. Na etapa final, aos 36 minutos, a zagueira Gislaine igualou de cabeça. Cinco minutos depois, a meia Duda, cobrando falta, decretou a vitória do Tricolor paulista, que foi a 29 pontos, na terceira posição.

O clube do Morumbi medirá forças com o Internacional nas quartas de final. As Gurias Coloradas finalizaram a primeira fase em sexto, com 27 pontos, superadas por Santos e Ferroviária (que atingiram a mesma pontuação) pelo saldo. Nesta quarta, as gaúchas visitaram o Real Brasília no estádio da Serra do Lago, em Luizânia (GO), e foram derrotadas por 1 a 0. A zagueira Isa Melo, de cabeça, aos 11 minutos do segundo tempo, fez o gol da vitória das brasilienses, que encerraram o ano de estreia na elite do Brasileiro na décima colocação, com 18 pontos.

O calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) prevê os duelos de ida e volta pelas quartas de final do Brasileiro nos dias 15 e 22 de agosto, respectivamente, após a Olimpíada de Tóquio (Japão). Os quatro times mais bem colocados da primeira fase (Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos) têm a vantagem de fazerem a segunda partida como mandantes.