Como uma equipe de futebol brasileira pode se tornar uma marca global

Continua após a publicidade..

Cada vez mais reestruturadas e consolidadas no Brasil algumas equipes de futebol passaram recentemente a buscar novos voos que possibilitem aumentar ainda mais sua arrecadação. É o caso do Flamengo que, por exemplo, atinge o coração de milhões de brasileiros. Com cerca de 40 milhões de torcedores no país, lotando regularmente o Maracanã, conquistando os títulos mais importantes do país e do continente e revelando craques para o mundo a equipe possui um potencial mundial ainda pouco explorado.

Atualmente o time possui patrocínios de um dos melhores sites de apostas, e-commerces, lojas, entre outros, somando mais de 70 milhões de reais anuais. Mas para aumentar sua presença global e tentar se tornar uma potência esportiva mundial como Barcelona, Manchester United e Paris Saint-Germain com ainda maior potencial de arrecadação o clube contratou uma agência internacional de marketing esportivo, a Sportfive, para auxiliar na empreitada de expandir a sua marca internacionalmente.

Seu foco inicial será em países como Estados Unidos, China e Portugal. Neste último, por exemplo, o clube vinha negociando recentemente a aquisição do Tondela. Entretanto, devido ao rebaixamento recente da equipe para a segunda divisão em Portugal existe a possibilidade de que o clube carioca inicie a busca por outra equipe no país lusitano para efetuar a aquisição e iniciar a expansão de sua marca globalmente. O Tondela no momento está na final da Taça de Portugal contra o Porto, e caso a conquiste, ganharia uma vaga na Liga Europa, uma das principais competições continentais para os clubes de Portugal. Ainda assim o peso do rebaixamento foi muito grande nas considerações dos dirigentes rubro-negros.

Continua após a publicidade..

Nos Estados Unidos e na China o projeto de internacionalização da marca Flamengo ainda não caminhou para a aquisição de um clube, mas se encontra focado na expansão da criação de conteúdo focado para estes países, além da comercialização de merchandising da equipe em lojas oficiais estabelecidas nestes locais. Futuramente, entretanto, essa seria também uma possibilidade com a criação de uma equipe possivelmente em Las Vegas, com estádio no local e participando da MLS, liga atualmente em expansão.

Palmeiras, maior vencedor brasileiro na atualidade, também mira internacionalização

Uma das equipes mais vencedoras do futebol brasileiro, o Palmeiras é outro que possui a intenção de internacionalizar sua marca. Algumas ações já foram desenvolvidas mirando o mercado asiático. Segundo informações, o Palmeiras já assinou até mesmo um acordo com o governo de Xangai para levar seu time para disputar partidas na China. Além das partidas, o Palmeiras teria espaço para expor e comercializar produtos relacionados ao clube.

Diferentemente do Flamengo, o Palmeiras acha que os Estados Unidos e a Europa ainda podem ser mercados de difícil penetração para o clube paulista. Entretanto, a Ásia, principalmente a China, demonstram um potencial muito grande de exploração ainda aberto a marcas que ainda não se consolidaram em outros países pelo mundo.
De certa forma a contratação de treinadores de outros países como é o caso do Palmeiras, com Abel Ferreira, e do Flamengo, com Jorge Jesus e atualmente Paulo Sousa, aumentam bastante a exposição e o noticiário sobre os respectivos clubes em âmbito mundial.

[pt_view id="6494a7ewce" categories="624,4,3729"]

Flamengo e Palmeiras vivem momentos distintos na atual temporada

Flamengo x Palmeiras

A apenas dois pontos de distância do G4, ocupando atualmente a nona posição na tabela do Brasileirão da Série A, o Palmeiras vive um momento mais tranquilo dentro e fora dos campos em relação ao Flamengo. Afinal, além de vir da conquista do Bicampeonato seguido da Libertadores justamente em cima do rubro-negro, o time vive uma lua de mel com treinador e torcida. O português Abel Ferreira já é considerado um ídolo na história do clube devido as grandiosas conquistas em tão pouco tempo.

Já no Flamengo o momento é de total intranquilidade. O português Paulo Sousa não tem tido um minuto de descanso desde que chegou. Recentemente a sombra de seu antecessor português, Jorge Jesus, chegou a níveis insustentáveis. Segundo matéria publicada pelo jornalista Renato Maurício Prado, Jorge Jesus, que é idolatrado e pedido constantemente pela torcida rubro-negra teria se oferecido para treinar o clube de forma explícita. A “cavada” não caiu bem entre os dirigentes rubro-negros nem com a comissão técnica atual liderada pelo conterrâneo Paulo Sousa.

Ocupando atualmente a décima-sexta posição do campeonato brasileiro, somente uma acima da zona de rebaixamento e com a mesma pontuação da primeira equipe dentro dela, o clube segue em busca da formação ideal para esta temporada e por momentos de tranquilidade dentro e fora dos campos.
Entretanto, ambas as equipes ainda seguem bem na Taça Libertadores da América. O principal objetivo da temporada conquistado pode trazer um ambiente muito mais tranquilo para que se possa focar em outros objetivos como a mencionada expansão internacional tão almejada pelas duas principais equipes do futebol brasileiro na atualidade.

Share

You may also like...