Timão marca duas vezes com Adson no primeiro tempo, sofre gol de Luciano, segura pressão e, enfim, volta a ganhar na casa do rival após seis anos
O Corinthians encerrou um jejum de seis anos no Morumbi, diante de 54 mil torcedores rivais, e venceu o São Paulo por 2 a 1, na noite deste domingo, pela quinta rodada do Campeonato Paulista. Além da óbvia importância de ganhar um clássico, o Timão ainda tira um peso das costas no estádio – eram 11 jogos sem bons resultados lá – e dá ao técnico Fernando Lázaro motivos para sorrir em seu primeiro jogo contra grandes rivais estaduais. Adson encaminhou a vitória com dois gols no primeiro tempo, enquanto Luciano diminuiu na reta final. Triunfo que faz o Timão subir na tabela do Paulistão e deixa o Tricolor com gosto amargo. Assista aos melhores momentos do clássico no Morumbi:
O Corinthians assume a liderança do Grupo C, com 10 pontos, dois a mais do que o São Bento. Já o São Paulo continua com oito, líder do Grupo B, à frente de Água Santa, Mirassol e Guarani.
O Corinthians não vencia o São Paulo no Morumbi desde abril de 2017, na semifinal do Paulistão – neste período, foram 11 jogos disputados no local, com sete vitórias são-paulinas e quatro empates. No geral, o Timão não vencia o rival havia sete jogos, desde dezembro de 2020. Coube ao garoto Adson comandar o fim da sequência negativa.
A eficiência foi decisiva para o Corinthians abrir boa vantagem na primeira etapa. O São Paulo, como previsto, tentou tomar as rédeas do jogo desde o início – trocando passes, envolvendo o meio-campo do Corinthians e chegando até a área. Durante boa parte do jogo, o Tricolor venceu o duelo também pelos lados, atacando a última linha do Timão e fazendo a bola passar muitas vezes pela área defendida por Cássio. Mas o Corinthians tinha Renato Augusto: aos 20 minutos, o meia acertou passe perfeito para Fagner, que rolou para Adson abrir o placar na primeira finalização do Timão no jogo – o lance só foi validado após revisão do VAR. Chamando o rival, a equipe de Fernando Lázaro encontrou mais espaços e chegou ao segundo gol após linda jogada de Róger Guedes, que alcançou a bola pela esquerda, passou por Alan Franco e encontrou Adson na área: 2 a 0. O São Paulo rodou demais a bola e só assustou duas vezes, em chute de Calleri e cabeçada de David bem defendidos por Cássio.
O São Paulo voltou com Caio Paulista (estreante da noite) e Luciano nas vagas de Orejuela e Pablo Maia. O Corinthians se retraiu e chamou cada vez mais o rival – Arboleda finalizou e quase marcou, Nestor exigiu defesa de Cássio e Méndez acertou a trave. Apostando quase que exclusivamente nos contra-ataques, o Timão se desgastou fisicamente e usou as substituições para respirar e tentar ficar mais com a bola, com as entradas de Romero, Giuliano e Paulinho. Apesar disso, o Tricolor encontrou espaços pelo lado esquerdo, e Welington rolou para Luciano, sozinho, marcar o primeiro gol do time da casa – inflamando a torcida e dando o tom dos 15 minutos finais. O São Paulo pressionou, rodou a bola, mas não conseguiu o empate. No último lance, Luciano quase fez – chutou raspando a trave direita.
Público: 54.970 torcedores.
Renda: R$ 2.779.438,00.
Os dois times só voltam a campo no outro domingo, pela sexta rodada do Paulistão. O São Paulo visita o Santo André às 16h (de Brasília), no Bruno José Daniel, enquanto o Corinthians recebe o Botafogo às 18h30, na Neo Química Arena.